Conservadores marcham no Minho contra a “doutrina de género” na escola pública

Vários movimentos cívicos conservadores realizam hoje, em cinco cidades do país, entre as quais Braga e Viana do Castelo, marchas contra aquilo a que chamam “doutrina de género” e a lei de autodeterminação da identidade de género nas escolas.

O início do protesto está marcado para as 15:00 de hoje na Praça da República em Braga, na Praça da República Viana do Castelo, na Rua de Santa Catarina no Porto, no Parque Eduardo VII em Lisboa e junto ao Tribunal Judicial de Faro.

A iniciativa é do movimento “Acordai! Pelas nossas crianças”, com o apoio outros movimentos conservadores e contra a “ideologia de género”, como a Associação Família Conservadora, Associação 21/26, ou Associação Círculo Parental.

Em comunicado, uma das organizadoras critica o decreto que estabelecia as medidas a aplicar pelas escolas para assegurar o direito à autodeterminação da identidade de género e à proteção das características sexuais dos alunos, aprovado no final do ano passado e vetado pelo Presidente da República.

No entender de Gisela Sequeira, citada no comunicado, o diploma “promove transições sociais no seio da escola, com o desconhecimento ou à revelia da família”. “A hora de as famílias se levantarem e expressarem o seu desacordo é agora”, acrescenta.

O texto aprovado em dezembro pela Assembleia da República previa que as escolas deveriam definir “canais de comunicação e deteção”, identificando um responsável ou responsáveis “a quem pode ser comunicada a situação de crianças e jovens que manifestem uma identidade ou expressão de género que não corresponde ao sexo atribuído à nascença”.

Após ter conhecimento desta situação, a escola deveria, em articulação com os pais, encarregados de educação ou com os representantes legais, promover a avaliação da situação, “com o objetivo de reunir toda a informação relevante para assegurar o apoio e acompanhamento e identificar necessidades organizativas e formas possíveis de atuação, a fim de garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável da criança ou jovem”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Grupo de Braga ergue fábrica de 25 milhões na Figueira da Foz. "É disto que precisamos", diz Santana Lopes

Próximo Artigo

Esperadas ondas até 14 metros que podem ficar no pico quase 17 segundos

Artigos Relacionados
x