Humorista mais cancelado do Brasil fala de Guimarães (e Braga)

É provavelmente a figura mais polémica do humor no Brasil da atualidade e resolveu virar atenções para Portugal, mais concretamente Guimarães, Coimbra e Lisboa, cidades onde irá atuar a meio de janeiro.

O humorista Léo Lins, recentemente despedido de um dos programas de maior audiência do Brasil e obrigado pelo Ministério Público de São Paulo a retirar vídeos do YouTube, produziu três vídeos a falar de cidades portuguesas, e uma delas é Guimarães, cidade que, diz, “foi lá a capital de Portugal e era muito famosa, mas agora ninguém lembra”.

O humorista brasileiro diz que o castelo de Guimarães “foi construído para travar a invasão dos mouros, mas salienta que “hoje em dia só serviria para combater a invasão de brasileiros”.

Comentou ainda a independência de Portugal através da luta entre D. Afonso Henriques e a sua mãe, dizendo que “se a luta fosse hoje”, mãe e filho estariam a lutar num qualquer ‘reality show’.

Aproveitando a rivalidade entre as cidades derivada do futebol, diz o cómico “Guimarães é considerado o melhor passeio de um dia saindo do Porto, mas se sair de Braga, o pessoal de Guimarães prefere que você visite a p*** que pariu”.

Léo Lins destacou ainda o envelhecimento da população com a brincadeira de “existirem moradores tão antigos como os monumentos que existem na cidade”.

Cancelado e despedido no Brasil

O humorista é conhecido no Brasil por ter sido literalmente proibido de atuar (ou até de entrar) em cidades brasileiras com as quais fez piadas nos dias anteriores, da mesma forma como está a fazer com Guimarães. Habitualmente, as suas piadas incluíam problemas reais das localidades, que o próprio recolhia de jornais e adaptava. A maioria eram relacionadas com casos de corrupção dos autarcas, os mesmos que depois lhe colocavam entraves para atuar.

Em julho de 2022, foi despedido do programa de ‘late night’ The Noite, onde era um dos principais humoristas desde o início, em 2013. O motivo: uma piada antiga mas republicada nas redes sociais onde Léo Lins abordava uma criança com hidrocefalia, uma doença rara.

“Eu acho muito legal o Teleton (maratona televisiva que angaria dinheiro para causas sociais), porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes.”

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) não gostou e repudiou, levando ao despedimento do humorista que se recusou a pedir desculpa, argumentando que se tratava de uma piada.

Em maio de 2023, o Ministério Público de São Paulo emitiu uma ordem judicial para que o YouTube retirasse o espetáculo completo de stand-up de Léo Lins, chamado “Perturbador”, por conter piadas de humor negro e de gozo a pessoas com deficiências, pessoas idosas e escravos.

O espetáculo de Léo Lins “Peste Branca” realiza-se no próximo dia 17 de janeiro, no São Mamede, a partir das 21:00 horas.

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x