É provavelmente a figura mais polémica do humor no Brasil da atualidade e resolveu virar atenções para Portugal, mais concretamente Guimarães, Coimbra e Lisboa, cidades onde irá atuar a meio de janeiro.
O humorista Léo Lins, recentemente despedido de um dos programas de maior audiência do Brasil e obrigado pelo Ministério Público de São Paulo a retirar vídeos do YouTube, produziu três vídeos a falar de cidades portuguesas, e uma delas é Guimarães, cidade que, diz, “foi lá a capital de Portugal e era muito famosa, mas agora ninguém lembra”.
Cancelado e despedido no Brasil
Em julho de 2022, foi despedido do programa de ‘late night’ The Noite, onde era um dos principais humoristas desde o início, em 2013. O motivo: uma piada antiga mas republicada nas redes sociais onde Léo Lins abordava uma criança com hidrocefalia, uma doença rara.
“Eu acho muito legal o Teleton (maratona televisiva que angaria dinheiro para causas sociais), porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes.”
A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) não gostou e repudiou, levando ao despedimento do humorista que se recusou a pedir desculpa, argumentando que se tratava de uma piada.
Em maio de 2023, o Ministério Público de São Paulo emitiu uma ordem judicial para que o YouTube retirasse o espetáculo completo de stand-up de Léo Lins, chamado “Perturbador”, por conter piadas de humor negro e de gozo a pessoas com deficiências, pessoas idosas e escravos.
O espetáculo de Léo Lins “Peste Branca” realiza-se no próximo dia 17 de janeiro, no São Mamede, a partir das 21:00 horas.
Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.