Durante a noite desta quinta-feira e a manhã de sexta-feira, poderá nevar nas serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Hoje [quinta-feira] ainda temos um dia com períodos de chuva a passar a aguaceiros. Temos a passagem de uma superfície frontal fria que neste momento [final da manhã] já começa a entrar em Viana do Castelo, onde deverá passar durante o período da tarde dando origem a aguaceiros, pontualmente acompanhados por trovoada e granizo, situação que se deverá prolongar até amanhã [sexta-feira]. Mas amanhã, a precipitação já será mais fraca e a diminuir de intensidade a partir da manhã”, adiantou a O MINHO Bruno Café, meteorologista do IPMA.
Devido à descida das temperaturas e à precipitação, há “a possibilidade de queda de neve a partir dos 1.200/1.400 metros a partir do final da tarde de hoje”.
“Principalmente as serras da Peneda e Gerês poderão ter aqui queda de neve durante a próxima noite e, pontualmente, esta cota poderá baixar durante a madrugada e manhã de sexta-feira para os 1.000/800 metros”, disse o meteorologista.
Desconforto térmico
Entre hoje e amanhã, vai aumentar o vento, soprando “com mais intensidade nas faixas costeiras e serras altas”, o que, “por vezes, associado à descida da temperatura, vai dar origem desconforto térmico”.
Já o sábado e domingo serão secos e frios. As mínimas deverão chegar aos zero graus e aos 2ºC em Viana do Castelo. Já as máximas oscilarão entre os 12ºC e os 13ºC.
A chuva deverá regressar ao Minho na segunda-feira com a chegada de uma superfície frontal fria.
Há a “possibilidade” de, nesse dia, voltar a nevar nos pontos mais altos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas, ressalva Bruno Café, ainda há “muita incerteza” quanto a esse cenário.