Quando estudavam em Lisboa, os amigos de infância Nuno Marques e Mário Rodrigues, de Braga, conheceram Richard Dixon. Era um jovem inglês, a estudar em Portugal através do programa Erasmus. “Discreto”, mas “elegante”, aficionado por relógios de pulso. Rapidamente, a sua distinção britânica conquistou a amizade dos dois bracarenses. Em 2022, Nuno e Mário receberam a notícia da morte súbita do amigo. Em sua homenagem fundaram, em novembro de 2023, uma marca de relógios de luxo e deram-lhe o nome de Richard Dixon. a A marca tem como objetivo, “numa altura em que as pessoas vivem a um ritmo muito acelerado”, relembrar “a importância de viver o presente”.
Nuno Marques, licenciado em comunicação e mestre em gestão de marketing, e Mário Rodrigues (licenciado em marketing), ambos de 30 anos, lançaram oficialmente a Richard Dixon em novembro do último ano.
Mas tudo começou em 2017 em Lisboa, cidade onde ambos estudaram, quando os dois amigos de infância travaram amizade com um jovem inglês que participava no programa Erasmus. O seu nome era Richard Dixon.
“Era uma pessoa extraordinária. Embora discreto, tinha uma elegância e uma serenidade que faziam notar a sua presença em qualquer lugar. O Richard era extremamente educado e tinha uma maneira de ser muito simples e requintada, bem ao jeito britânico. Um verdadeiro gentleman. No entanto, aquilo que mais nos impressionava nele era a capacidade que tinha em viver verdadeiramente o presente”, explica a O MINHO Nuno Marques.
Ao longo de vários meses, os dois bracarense foram conhecendo melhor o jovem inglês, com quem estabeleceram uma relação de grande proximidade. “Era realmente alguém especial. Para além de se dar bem com toda a gente, era uma pessoa inclusiva e verdadeiramente inspiradora. Tinha uma capacidade única de captar a essência de cada momento e transformá-lo em algo memorável. O tipo de amizade que queremos ter na nossa vida”, elogia Mário Rodrigues.
Paixão em comum
Num dos muitos encontros entre os três, descobriram uma paixão em comum. “Nunca me esquecerei de um episódio com o Richard, enquanto caminhávamos os três por Lisboa, em que estávamos a admirar uma loja de relógios perto da Rua Augusta. Ele partilhou connosco o fascínio que tinha pela forma como objetos tão pequenos podiam unir beleza e utilidade de forma tão sublime. Para ele, um relógio era mais do que um simples instrumento para medir o tempo. Era um símbolo de elegância plena e uma âncora que o ajudava a permanecer presente em cada momento”, recorda Mário Rodrigues.
Os três amigos mantiveram contacto por alguns anos, mesmo após Richard ter regressado a Inglaterra, mas em 2022 Nuno e Mário recebem a trágica notícia de que o jovem inglês tinha falecido, vítima de um ataque cardíaco.
Nesse momento, inspirados pela sua paixão comum, decidiram dar vida a uma marca de relógios que refletisse as qualidades do seu grande amigo. E assim nasceu a Richard Dixon, lançada oficialmente em novembro, uma marca que se propõe a “celebrar a elegância e a simplicidade dos pequenos momentos”.
“A vida é demasiado curta”
“A vida é demasiado curta para não ser aproveitada. A minha amizade com ele fez-me perceber a importância de viver uma vida com propósito e gratidão. É possível encontrar beleza nas pequenas coisas, mesmo no ritmo do quotidiano. Um simples passeio ao final do dia, um pôr do sol na praia, ou um abraço de quem nos ama, são ações simples e cheias de significado. O nosso principal objetivo é que as pessoas se lembrem que a verdadeira riqueza está na capacidade de desacelerar e aproveitar o momento presente. Para isso, vamos pedir a todos que partilhem connosco vários momentos do seu dia a dia na companhia do seu Richard Dixon, através do hashtag #ItisRDtime. Queremos que os nossos relógios sejam cúmplices de momentos especiais”, explica Nuno.
Com o slogan “A Elegância do Tempo em Cada Momento”, o objetivo da marca é que cada relógio traga um pouco dessa inspiração para a vida de quem o usa, permitindo que o tempo seja apreciado e vivido com a mesma elegância e simplicidade que Richard Dixon sempre personificou. A linha de relógios, inicialmente com três modelos de homem e três de mulher, foi cuidadosamente projetada para transmitir a essência do seu homónimo.
“Cada detalhe, desde o design minimalista à bracelete de malha em aço inoxidável, foi pensado para evocar uma sensação de elegância e sofisticação. Quando idealizamos os nos nossos relógios, procuramos garantir que estes tivessem um estilo intemporal, para perpetuar o legado do nosso amigo. Quisemos também que fossem versáteis, para poderem serem usados em qualquer lugar. Para isso, além de termos escolhido os melhores materiais disponíveis, optamos por um design simples, mas ao mesmo tempo elegante e requintado, tal como ele era”, afirmam os criadores.
Relógios custam 99 euros para homem, 79 para mulher
Entre modelos para mulher e homem, todos foram desenhados de raiz pelos dois jovens. O aspeto comum a todos eles é o seu design moderno e minimalista, com materiais em aço inoxidável e cores que variam entre o preto, prateado e rosa-dourado. “Projetamos os nossos relógios para irem ao encontro das necessidades de um público contemporâneo e urbano, que aprecia um estilo versátil e intemporal”, descreve Mário Rodrigues.
A coleção de homem está disponível por 99 euros cada modelo, já a coleção de mulher situa-se nos 79 euros cada. “Um aspeto importante quando decidimos criar a nossa marca de relógios era que estes fossem acessíveis a todos. O Richard, para além de ser uma pessoa inclusiva, acreditava que a elegância e sofisticação de peças tão luxuosas não devia ser inacessível, mas sim compartilhada com todos aqueles que desejassem apreciar a beleza do tempo. Dessa forma, procuramos garantir a máxima qualidade, mas a preços justos”, salientam os fundadores da Richard Dixon.
Neste momento, a marca opera exclusivamente online. “O foco é ganhar notoriedade no meio digital, mas com planos de alargar os canais de venda também a lojas físicas no futuro”, indicam os fundadores a O MINHO.
“Quanto aos nossos modelos, temos disponíveis relógios de malha em aço inoxidável e vamos brevemente ter também de elos e de couro. Vamos igualmente apostar em pulseiras para homem e mulher. O nosso grande objetivo é sermos uma referência não só no mercado nacional, mas também a nível internacional”, conclui Nuno Marques.