Neste Artigo
O Estrela da Amadora alcançou a terceira vitória na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer hoje o Famalicão, por 1-0, em jogo disputado no Estádio José Gomes.
Um golo de André Luiz, aos 74 minutos, deu o triunfo ao Estrela da Amadora, quando o Famalicão já jogava com 10 elementos, por expulsão de Riccieli ainda na primeira parte.
Com esta vitória, a terceira dos ‘tricolores’ na I Liga de futebol, o Estrela da Amadora ascendeu ao nono lugar da tabela classificativa, com 11 pontos, a um ponto do Famalicão, que é oitavo classificado, com 12.
Depois do triunfo frente ao Vila Meã (1-0) para a Taça de Portugal e no regresso aos jogos para a I Liga, o técnico Sérgio Vieira efetuou duas mexidas em relação à equipa venceu no terreno do Casa Pia (1-0), fazendo entrar Miguel Lopes e Vitó para os lugares de João Reis e Pedro Sá.
Sem competir há três semanas, devido ao adiamento do jogo com o Camacha para a Taça de Portugal, o treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, operou três alterações em relação à derrota por 3-1 frente ao Vitória de Guimarães, colocando Topic, Gustavo Sá e Chiquinho no ‘onze’, por troca com Lacoux, Afonso Rodrigues e Limatta.
Com a intensidade e agressividade competitiva que têm caracterizado a equipa de Sérgio Vieira, os ‘tricolores’ procuraram desde logo ter uma entrada forte na partida, cabendo ao avançado Kikas o primeiro sinal de perigo, através de um remate forte por cima da barra, após bom lance de entendimento com Leo Jabá.
No entanto, ao minuto 19, o Famalicão criou grande chance para se adiantar no marcador no Estádio José Gomes, após boa combinação na direita entre Puma Rodriguez e Francisco Moura, com o defesa esquerdo a cruzar para a cabeça de Chiquinho, que acertou com estrondo no poste da baliza de António Filipe.
À passagem da meia hora, o Estrela da Amadora voltou a ameaçar, num desvio de cabeça de Kikas em zona frontal, que saiu ao lado, na sequência de um cruzamento de Hevertton na direita, após defesa incompleta do guarda-redes Luíz Júnior.
Aos 33 minutos, grande contrariedade para a equipa do Famalicão com a expulsão (cartão vermelho direto) de Riccieli por falta sobre Leo Jabá, quando o avançado ‘tricolor’ se preparava para ficar isolado frente a Luís Júnior.
Em superioridade numérica, a pressão do Estrela acentuou-se na segunda parte e a equipa amadorense dispôs de nova ocasião para abrir o ativo, por Aloísio Sousa, a responder de cabeça a um livre de Jean Felipe, com a bola a sair ao lado.
Logo a seguir, foi a vez de Kikas não conseguir emendar para a baliza o passe de Ronald Pereira e, aos 72, nova situação flagrante para o Estrela da Amadora, com Justin de Haas a ter corte providencial sobre a linha de golo a remate de Aloísio Sousa.
Dois minutos depois, a equipa de Sérgio Vieira chegou mesmo ao 1-0, por André Luiz. Recém-entrado na partida, o avançado brasileiro teve recarga vitoriosa de cabeça, após grande defesa de Luíz Júnior a um primeiro cabeceamento de Ronald Pereira.
Perto do fim, Ronald Pereira quase ampliou para 2-0, num rente de fora da área ao poste direito, mas o jogo acabou por terminar com o triunfo do Estrela pela margem mínima sobre o Famalicão.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo realizado no Estádio José Gomes, em Lisboa.
Estrela da Amadora – Famalicão, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador
1-0, André Luiz, 74 minutos.
Equipas
– Estrela da Amadora: António Filipe, Omorwa, Miguel Lopes, Kialonda Gaspar (João Reis, 46), Hevertton (Jean Felipe, 46), Aloísio Sousa, Vitó (Léo Cordeiro, 46), Mansur, Leo Jabá (André Luís, 73), Kikas (Keliano , 90+4) e Ronald Pereira.
(Suplentes: Wagner, André Luiz, Jean Felipe, Erivaldo Almeida, João Reis, Léo Cordeiro, Keliano, Shinga e Brenner).
Treinador: Sérgio Vieira.
– Famalicão: Luiz Júnior, Nathan, Riccieli, Otávio, Francisco Moura, Topic (Gustavo Assunção,, 82), Zaydou Youssouf, Chiquinho (Afonso Rodrigues, 75), Gustavo Sá (Justin de Haas, 37), Puma Rodriguez (Aranda, 81) e Henrique Araújo (Pablo, 81).
(Suplentes: Zlobin, Lacoux, Aranda, Gustavo Assunção, Justin de Haas, Afonso Rodrigues, Liimatta, Martin Aguirregabiria e Pablo).
Treinador: João Pedro Sousa.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Nathan (07), Mansur (17), Kialonda Gaspar (24), Chiquinho (54), Miguel Lopes (68) e Otávio (83). Cartão vermelho direto para Riccieli (32)
Assistência: 3.137 espetadores.