Nas redes sociais estão a surgir apelos de militantes anti-LGBT para impedir a apresentação do livro infantil “O Pedro gosta do Afonso”, escrito por Mariana Jones e ilustrado por Luís Melo, no próximo sábado, em Braga.
O alerta é lançado pelo jornalista Miguel Carvalho, ex-grande repórter da revista Visão e autor de livros como “Quando Portugal Ardeu” e “Amália – Ditadura e Revolução”.
O autor partilhou na sua página de Facebook ‘printscreens’ de conversas em fóruns das redes sociais em que é apelado ao “cancelamento” e ao “confronto” na apresentação do livro.
“Pelos vistos, o episódio ocorrido em Lisboa com o livro ‘No meu bairro’ poderá repetir-se este sábado, em Braga, com o livro da minha amiga Mariana Jones. Até onde irá a insanidade?”, questiona Miguel Carvalho.
“Façam o que fizemos na Almedina. Vão lá confrontar essa gente. Eu infelizmente por questões profissionais não poderei lá, se assim não fosse pode ter a certeza que no próximo sábado metia-me no primeiro intercidades com destino a Braga. Marquem presença, cancelem aquilo”, apela um utilizador no Telegram.
A referência à Almedina surge porque, em setembro, dez manifestantes interromperam a apresentação do livro “No Meu Bairro”, na livraria Almedina do Rato, em Lisboa.
“Mais um evento de degeneração e recrutamento infantil de homossexualidade. (…) Faço aqui um apelo a todos os pais, mães e cidadãos da cidade de Braga e arredores, que marquem presença e cancelem mais um atentado terrorista contra as nossas crianças”, é outro apelo feito, desta vez, no Facebook.
A apresentação do livro “O Pedro gosta do Afonso” está marcada para as 16:00, sábado, na zet gallery.
Esta terceira obra de Mariana Jones pretende mostrar “como um belo amor pré-adolescente se pode desenvolver à medida que se descobre a importância do amor, da liberdade, e da identidade individual na nossa vida”.
O livro “conta a história de dois melhores amigos – Pedro e Afonso. Enquanto que Afonso, um jovem pré-adolescente, vai descobrindo como uma turbulência de emoções pode dar asas a uma história de amor. Pedro, por sua vez, é o melhor amigo de Afonso que na escola aparece indiferente e furioso, mas que aos fins-de-semana se mostra muito mais afetuoso e fonte dos seus sonhos”. Nas palavras da autora, esta é uma história sobre amor, e sempre o amor”, assim é descrito pelo site dezanove.
No mesmo texto pode ler-se que, “ao nível da representatividade LGBTQ+, a obra de Mariana Jones torna-se assim mais um importante contributo para a representação da comunidade em livros familiares e para crianças. Ao contar esta história de forma tão natural, a autora reforça um campo da literatura que é tão importante para assegurar a inclusão e representatividade tão necessárias para dar às crianças e jovens LGBTQ+ a sensação de pertencimento e de que, de facto, não há nada de errado com elas”.
O livro conta com ilustrações do professor e artista plástico Luís Melo, e com um prefácio de Hugo Monteiro, investigador e professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.