Uma árvore caiu ao início da tarde desta quarta-feira, na Estrada Municipal 531, em Vila Verde, amolgando um automóvel em que seguia um sozinho um idoso, não tendo sofrido quaisquer ferimentos, conforme apurou o MINHO no local da ocorrência.
O automobilista seguia pela Estrada Municipal 531, na direção de Vila Verde para Terras de Bouro, quando, subitamente, um pinheiro, com grande porte, caiu na via de circulação, amolgando e riscando a zona dianteiro do carro, especialmente o capô.
Esta queda da árvore, devido às fortes ventanias que têm assolado toda a região minhota, verificou-se na zona da Freguesia de Ponte de São Vicente e União de Freguesias de Oriz São Miguel e Oriz Santa Marinha, em Vila Verde.
A GNR de Vila Verde esteve no local a registar a ocorrência e o automóvel teve que ser rebocado, enquanto o pinheiro foi depois retirado da Estrada Municipal 531, pelos Serviços Municipais de Proteção Civil de Vila Verde.
Alerta laranja
Recorde-se que toda a região Minho está sob aviso laranja hoje e amanhã por causa do mau tempo. Aviso que se estende amanhã a todo o país.
De acordo com as previsões do IPMA, ao longo do dia deverão ocorrer “aguaceiros persistentes, por vezes fortes que podem ser acompanhados de trovoada” e “as condições climatéricas serão agravadas pela previsão de vento forte e as rajadas até 100 km/hora, sendo até 110 km/hora nas terras altas”.
Durante o dia de quinta-feira vigorará também o Estado de Alerta Especial (EAE) de Nível Laranja do Dispositivo Integrado de Operações de Socorro (DIOPS).
Evitar deslocações desnecessárias
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomendou hoje aos cidadãos que evitem deslocações desnecessárias na quinta-feira devido à previsão de chuva e vento forte, consequência da passagem da depressão Aline pelo continente.
Em conferência de imprensa, o segundo comandante da ANEPC, Miguel Cruz, adiantando que estão a ser enviados ainda hoje SMS de alerta à população para o agravamento do estado do tempo a partir de hoje, mas sobretudo na quinta-feira.
De acordo com Miguel Cruz, o nível de prontidão do dispositivo vai subir de amarelo para laranja a partir das 00:00 de quinta-feira.
A proteção civil alertou que, para hoje, está prevista que a chuva comece no norte e centro e que na quinta-feira se alastre a todo território continental.
A Autoridade pede atenção na circulação rodoviária, que se evitem zonas inundadas e as atividades junto ao mar.
Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.
Devido à previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.
*Com Lusa