O canoísta Fernando Pimenta e o seu treinador Hélio Lucas, ambos de Ponte de Lima, foram esta quinta-feira condecorados pela Presidência da República com os títulos de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública e Comendador da Ordem de Mérito, respetivamente.
Segundo uma publicação do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, os limianos foram condecorados devido às conquistas internacionais em representação de Portugal em 2023.
A Ordem da Instrução Pública é uma ordem honorífica portuguesa atribuída como galardão por altos serviços prestados na educação e no ensino e a a sua origem remonta a abril de 1927.
Já a Ordem do Mérito é uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir “actos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas”.
Recorde-se que em agosto, depois de se sagrar campeão do mundo em K1 1.000, canoísta Pimenta considerou que o Presidente da República deveria “ter mais critério” nas receções e condecorações aos desportistas portugueses no Palácio de Belém, sentindo-se alvo de desigualdade de tratamento.
“Sinceramente, deveria haver maior critério para ser recebido pelo Presidente da República. Fui o único medalhado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio2020 que não foi recebido, justificando que já tinha aquela condecoração”, ilustrou, em declarações à RTP,.
Cerca das 16:40 do mesmo dia, a Presidência da República divulgou no “site” uma nota na qual felicitava o tricampeão Fernando Pimenta.
“Com esta terceira conquista da medalha de ouro em mundiais, que junta a medalha de bronze ontem conquistada em K1 500 metros e o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024, Fernando Pimenta alcança mais um feito extraordinário para o desporto nacional e para a canoagem em particular, numa já longa carreira em que tem sempre representado Portugal ao mais alto nível, e que muito orgulha o Presidente da República e todos os portugueses”, referia o Presidente da República, na nota.
Pelas 19:00 do mesmo dia, Marcelo “falou ao telefone com Fernando Pimenta logo que aterrou em São Tomé, às 19:00 de Lisboa, tendo acertado a nova condecoração”, referindo-se ao ato solene que decorreu esta quinta-feira.