Bordado de Viana em exposição na Assembleia da República

Foto: CM Viana do Castelo

Entre hoje e sexta-feira, o Bordado de Viana do Castelo está exposto na Assembleia da República, integrando uma exposição de produtos tradicionais, informou a autarquia vianense.

São 22 as produções certificadas em Portugal continental que estão presentes nesta mostra organizada a convite do deputado Carlos Brás, pela A.Certifica, o único organismo de certificação das produções artesanais.

Nesta mostra participam artesãos que representam todos os produtos certificados de Norte a sul do País: Lenços de Namorados do Minho, Olaria, Figurado de Barcelos, Bordado de Crivo São Miguel da Carreira, Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do castelo, Junça da Beselga – Penedono, Bordado de Tibaldinho – Mangualde, Barro Preto de Olho Marinho – Vila Nova de Poiares, Louça Preta de Molelos – Tondela, Bonecos de Estremoz, Bordado de Castelo Branco, Viola Beiroa, Viola Braguesa, Junco de Forjães – Esposende, Camisola Poveira, Cantarinhas dos Namorados – Guimarães, Filigrana de Portugal.

“As mulheres de Viana do Castelo ao longo dos anos embelezaram as suas toalhas e outros panos usados em momentos festivos com bordados de grande beleza. A inspiração destes bordados vem dos elementos naturais, com diversas flores estilizadas e elementos vegetais, como são as silvas e as hastes. Desta forma, a exuberância da natureza era transportada para dentro de casa”, refere o comunicado.

Como forma de proteger a qualidade do trabalho das bordadeiras, a Câmara de Viana do Castelo certificou a marca “Bordado de Viana do Castelo” e, hoje em dia, apenas os produtos certificados podem garantir um produto genuíno.

Recorde-se que foi em 25 de agosto de 2005 que a Câmara Municipal apresentou ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial o pedido de registo da Indicação Geográfica “Bordado de Viana do Castelo”.

Trata-se de uma marca composta por símbolo e denominação aprovados em sede da Comissão de Acompanhamento do projeto “Bordados de Viana, Património Vianense”. Em 2012, foi aprovada a certificação do Bordado de Viana do Castelo, que se tornou, assim, o quinto produto artesanal, em todo o continente, a ser certificado. Foi em agosto desse mesmo ano que os primeiros bordados já certificados começaram a ser comercializados.

A exposição está de todos os produtos certificados está, pois, patente até sexta-feira no Palácio de São Bento, em Lisboa, edifício que foi sede do Parlamento de Portugal de 1834 até 1976, altura em que passou a sede da Assembleia da República.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x