Viana: Dezenas de curiosos subiram ao Altar das Estações para ver a Super Lua

Perto de 40 pessoas passaram pelo Altar das Estações, no Monte da Padela, em Viana do Castelo, para observar a super Lua desta quarta-feira, também chamada de “lua azul”, mas que de azul nada mais tem para além da ‘alcunha’.

A observação foi convocada horas antes do anoitecer, através das redes sociais daquele espaço que pretende promover a astronomia em Viana. A verdade é que esta super Lua não é nenhum fenómeno, apenas se encontra um pouco mais próxima da terra, logo um pouco mais brilhante do que a habitual ‘lua cheia’ (daí o super), e é a segunda lua cheia no mesmo mês, situação apelidado de “lua azul”.

Mesmo assim, os curiosos por astronomia decidiram subir ao monte localizado na freguesia de Carvoeiro, e por lá ficaram a acompanhar o pôr do sol e o aparecimento da lua em todo o seu esplendor. Graças a um telescópio levado por um elemento da equipa do Altar das Estações, os visitantes poderam observar o astro, e com um pouco de sorte (talvez ao início da manhã), ainda poderiam ter encontrado o cometa C1/2023, que rasga os nossos céus durante os próximos dias.

Inagurado em setembro de 2022, o Altar das Estações é um recinto para observação de estrelas com vista de 360º entre os miradouros dos vales de Lima e Neiva. Está localizado ao lado da pista de downhill e da capela de Santa Justa.

É ponto habitual para astrónomos amadores, astrofotógrafos e curiosos da astronomia, tendo sido já realizados eventos de observação e astrofotografia que juntam várias pessoas.

FOTO: JOSÉ AMARO

Para o local está, também, projetado um monumento megalítico ao estilo dos locais de observação de astronomia dos tempos celtas, algo que está nos planos da comissão que zela pelo observatório natural de estrelas e mudança de estações.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x