A Universidade do Minho abriu hoje portas a cerca de 3000 novos alunos, vindos do Norte, Centro, Sul, ilhas e ainda de outros países.
Para todos estes, o ingresso no Ensino Superior é um momento marcado por mudanças e dúvidas significativas. Muitos sairão da casa dos pais, da cidade que os viu crescer, criarão novos círculos de amigos, conhecerão novas realidades, todo um novo “UMundo à tua espera!”.
O Acolhimento e Integração destes estudantes são uma prioridade para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), de forma a tornar a Academia Minhota a casa de cada um deles e facilitar o processo de integração.
Desta forma, nos dias 06 e 07 de setembro, terá lugar um programa de boas-vindas, repleto de atividades de inclusão pela nova casa, com iniciativas de cariz cultural, desportivo e recreativo, tendo como mote “UMundo à tua espera!”.
O tradicional GPS pelos Campi está de regresso, para desvendar os cantos da Academia Minhota aos novos estudantes, no dia 6 de setembro. Simultaneamente, os recém-chegados serão acolhidos pelas suas Escolas e Instituições e conhecerão os Núcleos dos seus cursos. Tudo isto decorrerá através de um percurso orientado por Embaixadores UMinho, alunos de anos avançados, que vão dar a conhecer os serviços essenciais dos Campi, bem como as diversas atividades da AAUMinho.
Os alunos de Erasmus também serão recepcionados, através do Welcome Day, composto por atividades lúdicas e de apresentação, no dia 6 de setembro.
O dia 7 de setembro terá como palco de fundo os Jardins da Lola, em Guimarães. O segundo dia de Acolhimento iniciar-se-á com um almoço diferenciado, um Piquenique de comemoração dos 50 anos da UMinho, que contará com a presença do Reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro, e da presidente da AAUMinho, Margarida Isaías.
Após a Sessão de Boas-Vindas, será o momento dos diferentes grupos de alunos organizados em Secções e Delegações se apresentarem aos novos académicos. Através da Mostra Associativa será promovido, desde o início do percurso, o envolvimento estudantil no associativismo.
O pôr-do-sol será marcado pelo envolvimento na cultura e tradições académicas, através do Sunset Cultural. O Sarau Cultural decorrerá num novo formato, juntando todos os grupos numa única festa, onde se vão dar a conhecer aos recém-chegados, quer através das suas atuações, como de barraquinhas que eles mesmos estarão a administrar. O momento lúdico também decorrerá nos Jardins da Lola, com entrada gratuita, a partir das 19:00.
A atividade desportiva estará em evidência em mais uma edição do Caloiro de Molho, nas Piscinas da Rodovia, em Braga, no dia 20 de setembro. A tarde dessa quarta-feira académica será marcada por vários desafios aquáticos e momentos de convívio, lazer e partilha.
O Acolhimento ’23 encerrará as suas atividades, com a tradicional Receção ao Caloiro, na cidade de Guimarães. Além dos concertos e momentos recreativos no Multiusos de Guimarães, a componente cultural também se mantém presente com as Serenatas Velhas e a Latada, em mais momentos de integração aos recém-colocados.
O acolhimento e integração destes estudantes é uma responsabilidade das instituições do ensino superior e de toda a comunidade académica, sendo, por isso, desenvolvida uma programação específica, que contará ainda com transporte gratuito incluído para a deslocação entre os diferentes locais envolventes.