O curso de Engenharia Aeroespacial, da UMinho, tem a média mais alta do país concurso de acesso ao Ensino Superior, cujos resultados foram conhecidos este domingo. O último aluno colocado no curso que abriu há um ano teve uma média de 18,86.
Segue-se Medicina, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, com 18,68. A mesma média teve Engenharia Aeroespacial, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
2.967 novos alunos na UMinho
As Instituições de Ensino Superior nacionais e as famílias Portuguesas conheceram hoje os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) e a UMinho preencheu 97% das 2.967 vagas disponíveis na Instituição. Fora colocados 2.882 novos estudantes na instituição de Braga e Guimarães.
“A procura dos cursos da Universidade do Minho, à semelhança dos anos anteriores, foi bastante elevada”, refere a universidade em comunicado enviado a O MINHO.
Nove ciclos de estudo da UMinho tiveram classificação mínima de entrada igual ou superior a 17 valores.
O curso em que o último colocado teve classificação mais elevada foi o de Engenharia Aeroespacial (188,6), seguido dos cursos de Medicina (182,8), Direito (177,4), Engenharia e Gestão Industrial (173,8), Direito regime pós-laboral (173,2), Marketing (172,2), Gestão (171,8) e Psicologia e Engenharia Biomédica (171,2). De notar que 22 licenciaturas da Instituição tiveram uma classificação igual ou superior a 16 valores.
Para o ano letivo 2023/24, a UMinho apresentou a concurso um total de 3.013 vagas, distribuídas pelo concurso nacional de acesso e pelo concurso local (este último referente à Licenciatura em Música, com 46 vagas).
No Concurso Nacional, a UMinho alargou as suas vagas, admitindo agora mais 25 estudantes relativamente ao ano anterior (de 2.942 em 2022/23 para 2.967 em 2023/24).
Estudantes “Embaixadores”
As matrículas na UMinho serão exclusivamente ‘online’ – entre os dias 28 e 30 de agosto -, através do portal sou.uminho.pt, onde é possível encontrar um tutorial de todo o processo de inscrição e outras informações relevantes.
Durante o período de matrículas, os colocados poderão esclarecer todas as dúvidas através de um ‘chatbot’ ou via chamada telefónica (253604112). A receção aos novos estudantes contará com o apoio de um grupo de “Embaixadores UMinho” – estudantes da Instituição, que disponibilizam o seu tempo para acolher e acompanhar os novos colegas ao longo do processo de matrícula e das atividades de acolhimento. Este acompanhamento é fundamental para muitos jovens que chegam pela primeira vez, não apenas à universidade, mas também às cidades de Braga e Guimarães ou até, a Portugal.
Programa de Acolhimento
O programa de Acolhimento, organizado em colaboração com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), irá decorrer nos dias 6 e 7 de setembro para quem ficou colocado na 1ª fase de candidaturas.
Este programa inclui a iniciativa “GPS” – em que os novos estudantes terão oportunidade de conhecer os diferentes campi, assim como as cidades que os irão receber – e um piquenique-convívio nos jardins da Lola, no Campus de Azurém (Guimarães), uma novidade introduzida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho.
O espaço receberá também a sessão formal de boas-vindas, com intervenções do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da Presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, seguindo-se a apresentação dos núcleos de estudantes dos diferentes cursos e um sarau protagonizado pelos grupos culturais.
Estão também planeadas outras atividades de acolhimento, destinadas a facilitar a integração dos estudantes nas Escolas/Institutos responsáveis pelos seus cursos. Todo o programa está disponível em sou.uminho.pt.
O início do ano letivo 2023/2024 será no dia 11 de setembro. Mas decorrerão ainda mais duas fases de candidaturas: a segunda fase do CNAES acontece entre 28 de agosto e 5 de setembro (e os resultados serão conhecidos a 17 de setembro) e a terceira fase terá lugar de 22 a 25 de setembro (com os resultados a serem conhecidos a 30 de setembro).