Chegaram, na manhã desta quarta-feira, a Ponte de Lima, o pai e filho que viajaram de bicicleta desde a Alemanha.
Ao fim de 2.540 quilómetros e 31 dias, Carlos e Gabriel conseguiram o seu objetivo e estão muito felizes.
“Chegar à terra natal após esta viagem de bicicleta é uma sensação muito boa, difícil de explicar”, afirmam em declarações a O MINHO.
Como o nosso jornal noticiou, a dupla tinha saído de Angelbachtal, na Alemanha, no passado dia 23 de julho.
Quando fez 47 anos, Carlos Joaquim Coelho de Barros prometeu que no seu 50.º aniversário iria da Alemanha, onde trabalha, até Ponte de Lima, de onde é natural, de bicicleta. Três anos volvidos cumpriu a promessa junto com o filho Gabriel Alves Coelho.
Natural da freguesia de Rebordões Souto, Carlos já está na Alemanha há 32 anos, onde trabalha na construção civil. O filho já nasceu lá, mas fala português fluente, graças à “ajuda dos pais” e a ter frequentado a escola portuguesa.
Todos os anos vão a Ponte de Lima. “Pelo menos no verão vamos sempre, às vezes vamos duas vezes ao ano”, conta Carlos, explicando porque é que desta vez é diferente: “Faço anos em julho e, quando fiz 47, disse ao meu filho: ‘Quando fizer 50 a minha prenda vai ser ir a Portugal de bicicleta’. E é essa a razão”.
Cinco semanas a pedalar
Diariamente, fizeram o “mínimo” de 80 quilómetros. Ao domingo, descansavam.
Nuns dias dormiam em parques de campismo ou em albergues de peregrinos, noutros em algum local seguro que desse para montar a tenda e descansar até seguir viagem.
No Instagram foram fazendo atualizações diárias.
Agora que chegaram a Ponte de Lima, ficarão até 06 de setembro para matar saudades da família.