Guimarães recupera fornos de olaria do século XIX

Foto: CM Guimarães

Continua a bom ritmo a reabilitação do antigo edifício dos Fornos da Cruz de Pedra, uma obra que permitirá a instalação de um Núcleo Museológico de Referência da arqueologia industrial local e Ateliês de Olaria, tendo em vista a produção de peças de olaria tradicional e contemporânea em Guimarães.

Com estas valências, pretende-se criar as condições para uma “ação pedagógica ao nível da formação e prática deste tipo de artesanato, perpetuando a memória das famílias Machado, Rainha e Réus, com grande tradição na olaria, bem como a de Joaquim Oliveira, artesão que, durante muitos anos, foi o autor da tradicional Cantarinha dos Namorados, ícone da olaria vimaranense”.

Foto: CM Guimarães

As obras foram visitadas, esta quinta-feira, por Domingos Bragança, presidente da Câmara, acompanhado da vereadora das Obras Municipais, Sofia Ferreira. Na visita estiveram também presentes Joaquim Carvalho, Diretor Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática, e Fernanda Castro, Chefe da Divisão de Empreitadas.

De acordo com a Direção Geral de Património, os fornos remontam ao século XIX, precedentes a 1884, altura em que trabalhavam nas oficinas de olaria 30 pessoas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x