O ciclista de Viana do Castelo, Iuri Leitão, que se sagrou no domingo campeão do mundo da disciplina olímpica de omnium, na Escócia, foi esta noite recebido em clima de euforia no aeroporto Sá Carneiro.
Iuri tinha à sua espera dezenas de adeptos, na sua grande maioria vindos de Santa Marta de Portuzelo, em Viana, sua terra natal.
Nos corredores de saída do aeroporto, Iuri festejou com emoção e grande entusiasmo a receção que teve, saltando de euforia junto dos adeptos.
O ciclista conseguiu, em Glasgow, um dos maiores feitos internacionais dos lusos na modalidade
Iúri Leitão venceu as duas primeiras das quatro provas da disciplina, nomeadamente scratch e tempo, e foi segundo na perseguição, defendendo depois a sua posição de liderança na prova de pontos.
O corredor vianense, de 25 anos e que já tem pódios em outras categorias, tinha no currículo um bronze na disciplina de omnium, mas em Europeus, em 2020.
O Mundial é importante para o ranking de apuramento olímpico de pista para Paris2024, com a vaga a ser para o país, depois de Portugal ter estado representado em Tóquio2020 apenas por Maria Martins, sétima em omnium.