Ágata Filipa, jogadora de futebol natural de Barcelos, acaba de fazer história no futebol feminino nacional. Pela primeira vez, uma portuguesa é transferida num negócio que envolve dinheiro. Saiu do Servette (Suíça) e mudou-se para o FC Fleury 91 (França) por uma verba a rondar os 40 mil euros.
“A defesa e internacional portuguesa, de 28 anos, vai vestir as cores do FC Fleury 91 até 2025”, nota o emblema que joga no principal escalão francês, um campeonato considerado dos ‘grandes’ do futebol europeu.
Ágata Filipa iniciou o percurso futebolístico na Academia do Dito (Barcelos), passou pela Casa do Povo de Martim (Barcelos), pelo Valadares de Gaia até chegar ao SC Braga em 2017. Foi a defesa esquerda do emblema bracarense que se sagrou campeão nacional em 2018/2019 e venceu a Taça de Portugal em 2019/2020.
Aos 26 anos, mudou-se para o Glasgow City. Representou o campeão escocês e depois foi transferida para os suíços do Sorvette na temporada 2022/2023. Agora vai rumar ao FC Fleury 91, clube que terminou em quarto lugar na última edição do campeonato, que conta com ‘tubarões’ como PSG e Lyon.