Uma família, com dois adultos e filhos, foi resgatada ao final da tarde desta terça-feira, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no ponto mais alto da Serra Amarela, na zona do Lindoso, em Ponte da Barca.
Foram resgatados com sucesso e foram encaminhados para o seu carro acompanhados pelos operacionais que os encontraram. O resgate foi realizado pelos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca e pela Equipa de Busca e Resgate em Montanha da GNR.
Os quatro cidadãos, todos de nacionalidade belga, estavam na chamada zona das Antenas ou Alto da Louriça, na parte mais alta da Serra Amarela, onde também se fazia sentir muito calor.
As condições atmosféricas terão contribuído para desorientar ainda mais a família, tendo valido a intervenção rápida dos operacionais dos Bombeiros de Ponte da Barca e de duas equipas da GNR, que progrediram pela montanha acima.
A família belga, mas residente na Holanda, encontra-se de férias no único parque nacional português, tendo iniciado um trilho, mas por razões ainda não determinadas, perderam o sentido do percurso.
Trata-se de um casal cujo marido tem 46 anos e a sua esposa 43 anos. Têm uma filha de 14 anos e um filho de oito anos, que os acompanhavam no percurso, segundo as primeiras informações apuradas por O MINHO.
Para além de desorientados e com desidratação, os quatro cidadãos belgas tinham alguns arranhões provocados pela vegetação mais agreste daquela zona da Serra Amarela, tendo sido resgatas já próximo do local fronteiriço, admitindo-se que passaram na área aproximada de Encoro de Lindoso, perdendo-se em local com uma grande dificuldade de acesso a telecomunicações.
Os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca empenharam nesta missão sete operacionais e três viaturas, conforme revelou o seu comandante, Carlos Veloso, enquanto por parte da GNR avançaram duas patrulhas do Posto de Busca e Resgate em Montanha da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, baseados no Parque Nacional da Peneda-Gerês.