A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 48 cabritos, no valor de 4.150 euros, no distrito de Portalegre, abatidos clandestinamente.
Em comunicado, a ASAE refere que os cabritos tinham o peso total de 271 quilos e que foi “instaurado um processo-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino”.
“Após exame pericial efetuado por Médico Veterinário oficial, apurou-se ainda que, caso houvesse consumo humano de carne proveniente destes animais, esse facto constituiria um perigo para a saúde pública”, acrescenta o comunicado.
A ação foi desencadeada após a sequência de uma troca rápida de informações comunitárias e de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino.
Assim, a Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional XI/Évora levou a cabo a operação de fiscalização num entreposto frigorífico com venda a retalho ao público consumidor, no distrito de Portalegre.
“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, conclui o comunicado.