Têxtil de Famalicão mostra-se na China

Foto: CM Famalicão

Uma comitiva ligada à indústria têxtil de Famalicão a participar num encontro de duas semanas na China, foi hoje anunciado.

O objetivo é “partilhar experiências, aproximar empresas e fomentar o intercâmbio entre empresas e instituições do sistema científico e tecnológico é um dos objetivos da missão empresarial e científica de Famalicão”.

Em comunicado, a autarquia explica que a iniciativa partiu de um convite da Embaixada da China em Portugal e da Universidade Têxtil de Wuhan, em cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa. 

Estão presentes três dezenas de pessoas que representam universidades, associações empresariais, centros tecnológicos, centros de formação e empresas e o Município, através da presença do vereador da Economia, Empreendedorismo e Relações Internacionais, Augusto Lima.

“Dando a conhecer o que de melhor se faz em Famalicão no setor têxtil, promovendo a indústria e o sistema científico e tecnológico, criam-se assim oportunidades para futuras relações entre empresas e universidades, nomeadamente nas aplicações têxteis à saúde, ao automóvel, ao desporto e proteção, áreas de investigação privilegiada da Universidade Têxtil de Wuhan”, referiu Augusto Lima, citado em comunicado.

A comitiva é composta por entidades de referência do setor como o Citeve, a Universidade do Minho, o Modatex, a ATP, e empresas como a ROQ, a SweaTrofa, a Cityberia, a Fradelsport, a Riopele, e a Nalmok Consulting.

Foto: CM Famalicão

“A China pode ser encarada não só como fornecedor, mas também como parceiro e cliente, devido à forte necessidade de produtos de maior valor acrescentado e oportunidades de desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento, potenciadores da atração e intercâmbio de talento. Um outro ponto a realçar é a possibilidade da atração de investimento em áreas tecnológicas e industriais, pelo que esta missão pode contribuir para a implementação da estratégia Created IN Famalicão”, acrescentou Augusto Lima, convicto de que a dinâmica que viu e mostrou de Vila Nova de Famalicão “será motivo para novas missões nos dois sentidos, potenciando os negócios, a inovação e a atração de investimento e talento”.

O Programa da Missão Empresarial inclui reuniões e conferências, visitas à Universidade e empresas, designadamente em Wuhan, Pequim, Hangzhou e Zhaoxing.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados