O campeão europeu de automobilismo montanha, Christian Merli, venceu ao final da tarde deste domingo a Rampa Internacional da Falperra, em Braga.
É a quarta vitória do piloto italiano, com 50 anos, de Trento, em Itália, depois de se ter despistado a cerca de 50 metros da meta na segunda das três subidas oficiais da alta competição minhota.
Nas primeiras declarações de Christian Merli, prestadas em exclusivo e primeira mão a O MINHO, o piloto italiano que de quando em vez ia suspirando, disse que “a vitória este ano foi muito mais difícil”.
Na entrevista em vídeo concedida a O MINHO, instantes depois de chegar ao alto do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, Christian Merli, que foi saudado pelos concorrentes, teve a sua primeira frase tipicamente italiana, exclamando: “Mamma Mia”.
Merli destacou-se do checo Trnka por uma diferença final (somatório das duas melhores subidas de prova) de 1.410s, graças ao “crono” da primeira subida, já que na seguinte, quanto estava a impor um ritmo diabólico para resolver de imediato a questão da vitória, fez um “pião” na última curva e o Osella ainda bateu no rail, obrigando o piloto a engrenar a inversão de marcha para poder cortar a linha de meta.
Resultado: mais 20 segundos que o seu tempo “normal” e tudo adiado, em termos de vitória, para a derradeira subida da tarde. Aí, mesmo com naturais cautelas, o italiano superou o seu rival por 0.261s, margem que acrescida a 1.270s da primeira subida lhe permitiu festejar a quarta vitória consecutiva em igual número de provas do Europeu na presenta temporada. António Rodrigues (Silver Car EF 10) acabaria por ser o português melhor classificado, no oitavo lugar.
No que toca ao CPM, o campeão em título, Hélder Silva (Osella PA 2000), não deixou créditos por mãos alheias e manteve sempre uma vantagem segura, cifrada no final – somatório das duas melhores subidas – em 4.042s, frente ao bracarense José Correia (Norma M20 FC). Carlos Vieira (Porsche 911), primeiro dos GT, esteve em plano de destaque nesta sua “incursão” à montanha, enquanto Luís Delgado (CUPRA Leon Competición) foi rei e senhor entre os carros de Turismo.
Classificação final (Europeu de Montanha)
1º, Christian Merli (Osella FA 30), 3.37.848
2º, Petr Trnka (Norma M20 FC), 3.39.258
3º, Joseba Iraola Lanzagorta (Nova NP 01), 3.41.036
4º, Corentin Stark (Nova NP 01-2), 3.44.334
5º, Alexander Hin (Osella FA 30), 3.53.917
6º, Fausto Bormolini (Nova NP 01), 3.59.456
7º, Sebastien Petit (Osella PA 30), 4.00.424
8º, António Rodrigues (Silver Car EF 10), 4.10.646
9º, Renzo Napione (Reynard 01L), 4.11.567
10º, Ronnie Bratschi (Mitsubishi Lancer Evo), 4.14.412