Morreu o bombeiro Josuel Alves da Silva, figura bastante conhecida da população de Braga pelas mais de duas décadas ao serviço dos Bombeiros Voluntários da cidade.
O anúncio foi feito pela corporação, esta sexta-feira, dando conta do falecimento do “camarada Bombeiro Josuel Alves da Silva após uma luta difícil com a doença prolongada”. ,
“Na nossa memória, guardamos com saudade a sua amizade, bondade e sempre boa disposição”, pode ler-se na publicação de homenagem ao bombeiro que entrou na corporação em 1996.
Nascido no Brasil, Josuel mudou-se para Portugal ainda na década de 1990 e trabalhou na área da saúde antes de ingressar nos bombeiros, onde chegou a trabalhar como quarteleiro (pessoa que vive no e zela pelo quartel).
“O Silva chegou a ser quarteleiro, tomava conta das instalações, mas depois fez recruta para ser bombeiro e basicamente trabalhou sempre no serviço externo, mas também ajudava nos incêndios”, disse a O MINHO Pedro Ribeiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Braga.
“Era uma pessoa bem disposta e amiga, mas lutava contra uma doença há alguns anos. Mesmo com estas dificuldades na vida, ainda participou numa cerimónia em 2021 ao meu lado, mas depois começou a decair”, adiantou o comandante.
Revelou ainda que Josuel pediu para ser batizado pela religião católica em 2021, quando a doença já não lhe dava paz. O presidente da direção dos bombeiros António Ferreira falou com a Igreja de Braga e o bombeiro foi batizado na Sé Catedral.
Ainda conseguiu visitar os pais no Brasil, ao fim de várias décadas em Portugal, antes de perder a vida.
O seu corpo ficará em câmara ardente, no quartel dos bombeiros voluntários, amanhã pelas 10:00.
A missa realiza-se na Igreja do Populo, pelas 16:00.
O corpo será sepultado no talhão privado dos Bombeiros Voluntários no cemitério de Monte d’ Arcos.
“Endereçamos à sua família e amigos as mais sentidas condolências e que o Josuel descanse em Paz”, lê-se na publicação.