Guimarães exige título único de transportes para o Cávado e Ave

Autocarro da Ave Mobilidade. Foto: Ivo Borges / O MINHO

A Assembleia Municipal de Guimarães aprovou, segunda-feira, por unanimidade, uma proposta da CDU reclamando a concretização de um Título Único Intermodal de Transporte para os territórios da CIM do Cávado e da CIM do Ave, abrangendo também a Área Metropolitana do Porto.

A assembleia vimaranense juntou-se, assim, às de Braga, Vila Nova de Famalicão e Fafe que também aprovaram igual reivindicação.

“Num momento em que é crescente a preocupação da população com os problemas ambientais, em que os preços dos combustíveis atingem valores muito altos e se verifica uma perda real de rendimentos da população do nosso concelho, torna-se obrigatório um maior incentivo à utilização dos meios de transportes coletivos”, lê-se na moção.

Para os deputados municipais, “a criação de um passe intermodal que permita uma utilização comum dos transportes públicos geridos pelas diferentes operadoras é uma necessidade sentida pela população. O exemplo que foi dado nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa com a criação de um passe no valor máximo de 40 euros que permite viajar em toda a área metropolitana sem ter de adquirir diferentes passes conforme as operadoras que gerem o serviço, pode e deve ser replicado no nosso distrito. Esta medida potenciaria uma melhoria no acesso aos transportes públicos e permitiria simplificar o sistema tarifário existente”.

E conclui: “A articulação com o sistema de transportes entre as CIM do Cávado, CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto seria uma mais-valia para toda a população do nosso concelho e do nosso distrito, e deve também ser planeada e efetivada”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x