A pandemia aguçou o engenho, mas a arte fez com que se tornasse uma tradição. Na freguesia de Cristelo, em Barcelos, a população decora as casas para a passagem do andor de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da paróquia, que percorre as ruas em cima do carro dos Bombeiros de Barcelinhos.
A iniciativa começou em abril de 2021, na altura das festas da paróquia. Como não era possível realizar a tradicional procissão com os andores, a comissão de festas resolveu levar o andor da padroeira às famílias, pedindo que estas decorassem as suas casas com balões, flores e outros adornos em homenagem à Senhora do Rosário.
Dois anos depois, a adesão é massiva. “Que tradição bonita se está a fazer!”, escreve a comissão de festas nas redes sociais, partilhando cerca de 200 fotografias das diferentes ruas da freguesia, onde poucas são as casas habitadas que não estão decoradas.
“Muito obrigado a todos os cristelenses que de ano para ano têm ajudado na decoração das suas casas e das ruas onde passa o andor”, conclui a nota.