António Costa em Braga para homenagem a Salgado Zenha

Centenário do advogado e político bracarense
Foto: DR / Arquivo

O primeiro-ministro, António Costa, a vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, e a provedora de Justiça Maria Lúcia Amaral estão entre os oradores da conferência comemorativa dos cem anos do nascimento do advogado e político bracarense Francisco Salgado Zenha, que se realiza na terça-feira, em Braga, na Escola de Direito da Universidade do Minho.

Na conferência – adiantou a Universidade – usam, ainda, da palavra o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a presidente da Escola de Direito, Cristina Dias. A moderação cabe ao professor Wladimir Brito. O encerramento é pelas 17:00, com a intervenção do primeiro-ministro, António Costa.

O evento conta também com a presença da presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Dulce Neto, da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Exposição evocativa

A agenda do dia inclui a abertura da exposição “As Páginas Necessárias” em dois locais do campus de Gualtar, sendo às 11:30 no B-Lounge da Biblioteca Geral e às 17h30 na própria EDUM. Trata-se de uma seleção do espólio bibliográfico de Salgado Zenha entregue há 25 anos pela sua família à EDUM, a qual tem uma biblioteca com o seu nome.

O acervo de 20 mil documentos inclui obras de variados temas, como direito, história, filosofia e clássicos literários, a par de peças judiciais, discursos e cartas, mostrando as relações do evocado com nomes como François Mitterrand, Mário Soares e José Cardoso Pires. Esta exposição tem a parceria dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho e pode ser visitada na EDUM até 15 de dezembro e na Biblioteca Geral até 2 de junho, a qual fica depois patente até final desse mês na biblioteca homónima do campus de Azurém, em Guimarães.

Antes da conferência na UMinho, o presidente da Câmara local, Ricardo Rio, descerra uma lápide evocativa, junto à casa onde Zenha viveu no Largo da Senhora-a-Branca.

O programa insere-se nas celebrações dos 30 Anos da EDUM e do Cinquentenário da UMinho, tem patrocínios da Presidência da República e da Assembleia da República e é organizado em conjunto com o Município de Braga, a Assembleia Municipal de Braga e a Comissão Promotora da Homenagem aos Democratas de Braga.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x