Caminha enaltece manutenção da Bandeira Azul em cinco praias

Época balnear
Praia de Moledo. Foto: DR

O concelho de Caminha vai manter, na próxima época balnear, as cinco Bandeiras Azuis e o júri nacional do programa notou o “excelente desempenho” da autarquia em 2022. Os resultados foram comunicados hoje, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

Em comunicado, o município nota que a Bandeira Azul vai estar hasteada nas seguintes praias: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul “felicita o Município de Caminha pelo excelente desempenho na época balnear de 2022, que requereu envolvimento e empenho no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas Praias e solicita o mesmo compromisso na época balnear de 2023”.

O tema de 2023 é a geodiversidade (ou diversidade geológica). “O conceito de geodiversidade é um conceito integrador fundamental, que engloba todos os materiais e fenómenos geológicos que dão corpo ao Planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui”, refere a promotora do programa Bandeira Azul.

Em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.

Em 2018 atingiu-se outra importante conquista, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repetiu-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis. A época de 2021 confirmou a tendência e o bom desempenho e em 2022 foi igual.

“Este é o corolário de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, não só através do investimento em infraestruturas por todo o concelho, mas também na salvaguarda de todas as condições que correspondem aos critérios do Programa Bandeira Azul da Europa”, refere a Câmara em comunicado.

O ano de 2021 ficou marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x