Galiza com programa de cirurgia à coluna com o paciente acordado. “Falava como se estivesse no café”

Programa é pioneiro em toda a Europa

O Hospital San Rafael, na Corunha, Galiza, está a aplicar um programa pioneiro de cirurgia de coluna vertebral com o paciente acordado ou apenas com uma sedação mínima, foi hoje anunciado.

O programa, que é pioneiro em toda a Europa, foi desenvolvido “com o objetivo de minimizar os riscos associados à anestesia geral e acelerar a recuperação do paciente sem dor”, avança o jornal La Voz de Galicia.

Jesús González Diéguez foi um dos primeiros pacientes e diz não ter sentido dor durante todo o processo, mostrando-se até orgulhoso por poder conversar com os médicos “como se estivesse num bar”.

O processo consiste numa intervenção cirúrgica de forma minimamente invasiva e com uma única incisão, que “tem uma recuperação imediata e menos dolorosa”, a cargo dos cirurgiões Juan Álvarez de Mon e Juan Castro.

Os médicos explicam que os pacientes são apenas anestesiados nas pernas com uma injeção epidural, o que lhes permite recuperar a sensação após meia hora. E, no final da intervenção, são capazes de se movimentar sem dor e sem necessidade de analgésicos.

Segundo Juan Álvarez de Mon, os pacientes submetidos a esta técnica conseguem caminhar duas horas após a operação e saem do hospital no mesmo dia, sem risco de hemorragia, infeção ou danos estruturais na coluna vertebral.

Os médicos encaram este como um novo passo na operação de pessoas de idade avançada que habitualmente não são operadas por causa do impacto de uma anestesia geral.

A técnica também permite que o paciente alerte os médicos em caso de sentir alguma situação estranha.

César Bonome, que também é o diretor médico do San Rafael, garante que a técnica é “uma melhoria direta para o paciente” e que, por norma “os pacientes não precisam de medicamentos para a dor”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados