É o vídeo que está a dar que falar em vários pontos do globo. Uma cena de confronto entre dois passageiros na estação de comboios da CP em Oeiras que acaba com um soco inesperado e um ‘rabo entre as pernas’ está a viralizar em várias redes sociais, sobretudo no Twitter, onde foi partilhada por um site americano dedicado a cenas inesperadas de pugilato.
Com mais de 3,1 milhões de visualizações, 10,3 ‘likes’, 880 partilhas e quase 400 comentários, o vídeo, intitulado “When Keeping It Real Goes Wrong in Portugal” (em português algo como “quando ser o verdadeiro corre mal em Portugal”) mostra um indivíduo exaltado com um revisor da CP e com outro passageiro – que diz ser de nacionalidade belga -, oferecendo-lhes “porrada”. Mas acabou por ser ele a levar um soco e, com a mesma pressa com que queria iniciar o confronto, pediu para parar, ameaçando o opositor de queixa com recurso às câmaras de videovigilância.
When Keeping It Real Goes Wrong in Portugal… pic.twitter.com/15jqAB5Ix9
— Fight Haven (@FightHaven) April 12, 2023
Embora o vídeo partilhado no Twitter mostre grande parte da cena que aconteceu, uma outra versão alargada, partilhada no site reddit, e intitulado “versão alargada do mauzão do State de Oeiras”, mostra o início e o final da contenda. Também é possível ver o vídeo no canal de YouTube de O MINHO (aqui).
Nas imagens verifica-se que o homem que levou o soco estava a injuriar e a ameaçar o revisor em português, mas quando tentou entrar no comboio e foi questionado pelo outro interveniente na luta, a conversa passou para inglês, sendo esse um dos motivos da popularidade do vídeo na internet.
O homem agredido pediu ao outro interveniente, que diz ser belga, para sair da frente, mas este recusou, acabando por também ser injuriado e ameaçado. Mas bastou a distância de pouco centímetros entre testas para o denominado belga ‘sacar’ um ‘gancho’ perfeito, acabando ali as hipóteses para o até então ameaçador português, percebendo que embora mais alto, a violência do belga era imensa.
Apesar de ter sido massivamente partilhado e reproduzido nos últimos dois dias, não é conhecida a data do vídeo, nem sequer a sua proveniência, mas terá sido partilhado pela primeira vez na rede social TikTok.