Guimarães: Rampa da Penha, a mais antiga do país, conta com recorde de participantes

É a segunda prova do Campeonato Nacional de Montanha
Guimarães: rampa da penha, a mais antiga do país, conta com recorde de participantes
Foto: FPAK / Facebook

A segunda etapa do Campeonato Nacional de Montanha decorre, este fim de semana, no cenário da Montanha da Penha, em Guimarães. A prova conta com um número recorde de 75 participantes.

Carlos Cruz, da Demoporto, entidade organizadora da prova, afirma que “é um número nunca visto em provas do Campeonato Nacional”. O responsável coloca a tónica na qualidade desta prova, “na qual temos vindo a melhorar a segurança dos pilotos e do público, nomeadamente com a colocação de novos rails de segurança”.

A prova arranca no sábado, às 13:30, primeiro com treinos livres, a que se seguem os treinos cronometrados e uma subida de prova. No domingo, os motores trabalham a partir das 10:00, inicialmente com treinos livres a que se seguem duas subidas cronometradas.

O vencedor é determinado pela soma do tempo das duas melhores subidas de cada piloto e os treinos ao cronómetro servem para obter pontos adicionais para o Campeonato Nacional.

Os pilotos vão subir sete vezes, no caso do Nacional, e quatro, no caso dos inscritos no Regional, um traçado muito característico, com 2.780 metros de extensão e uma inclinação média de 6,7%.

A categoria protótipos está subdividida nas divisões A e B e conta com seis participantes. Hélder Silva, o campeão absoluto em título e líder do campeonato, após a vitória em Murça, defende-se, com o Osella da Power House, da concorrência liderada por José Correia (Norma), que deu ao JC Group Racing Team a vitória nesta prova em 2022 e António Rodrigues que, no seu Silver Car da NJ Racing/Lusimed, é sempre um dos candidato à vitória.

Nos GT, Gabriela Correia venceu em Murça e é uma forte candidata a brilhar na Penha, com o seu Mercedes AMG GT4. Contudo, Vítor Pascoal, o campeão em título, no seu Porsche 991 GT3 Cup,não lhe vai facilitar a tarefa. A correr quase em casa, o fafense, Parcídio Summabielle, na Divisão 3, teve um bom início de época, vencendo a rampa inaugural e deverá apresentar-se em bom plano.

A Rampa da Penha é a mais antiga do género em Portugal, realizou-se pela primeira vez em 1929. Resulta da parceria da Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto e da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, com apoio da Câmara de Guimarães.

A organização apela ao público para cumprir as instruções dadas pelos agentes das autoridades. A Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha aconselha o uso do teleférico para aceder à montanha, evitando os problemas de estacionamento.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal garante bolsas de 11,5 milhões para quatro cientistas

Portugal garante bolsas de 11,5 milhões para quatro cientistas

Próximo Artigo
Condutor apanhado com detetor de radar

Condutor apanhado com detetor de radar

Artigos Relacionados