Mimicat vence Festival da Canção (com um grande coração de Viana ao pescoço)

Sucede a MARO, que em 2022 ‘arrancou’ o 9.º lugar, em Turim, Itália
Foto: RTP

Mimicat será a representante de Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio no Reino Unido, depois de ter vencido o 57.º Festival da Canção, que decorreu este sábado à noite, em Lisboa, numa final na qual competiram 13 canções.

Marisa Isabel Lopes Mena, de 33 anos, cantora de Coimbra conhecida por aquele nome artístico, levou a melhor com a música “Ai coração”, interpretada na cerimónia, onde ostentou um ‘enorme’ coração de Viana ao pescoço.


Foto: RTP

Foto: Imagens RTP

A final foi apresentada, tal como em anos anteriores, por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, teve transmissão em direto na RTP1, a partir dos estúdios da estação pública em Lisboa.

As 13 canções em competição foram “Encruzilhada” (composta e interpretada por Churky), “Nasci Maria” (Cláudia Pascoal), “Viver” (SAL), “Ai Coração” (Mimicat), “Contraste Mudo” (You Can’t Win Charlie Brown), “Endless World” (Neon Soho), “Sapatos de Cimento” (composta por Quim Albergaria e interpretada por Esse Povo), “Povo” (Ivandro), “A festa” (Edmundo Inácio), “Goodnight” (Bárbara Tinoco), “Tormento” (Voodoo Marmalade), “Fim do mundo” (Inês Apenas) e “World needs therapy” (Dapunksportif), que integra o cartaz do Festival Sons de Vez, a decorrer, aos fins de semana, em Arcos de Valdevez .

Os temas que competiram na final foram escolhidos em duas semifinais, que se realizaram nos dias 25 de fevereiro e 04 de março, também nos estúdios da RTP em Lisboa.

O vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual – metade da pontuação é atribuída por um júri e a outra metade pelo voto do público. Na final, as votações do júri foram feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, prevaleceria a escolha do público, que votou através de chamadas de valor acrescentado.

As votações estiveram abertas desde terça-feira e os números de telefone correspondentes a cada canção ficaram disponíveis nas contas do Festival da Canção nas redes sociais.

Foto: Imagens RTP

Na final deste ano, além dos artistas em competição, atuam também Salvador Sobral, David Fonseca e MARO.

O 67.º Festival Eurovisão da Canção irá decorrer em Liverpool, no Reino Unido, em maio. As duas semifinais estão marcadas para os dias 09 e 11 de maio, e a grande final para o dia 13. Portugal vai atuar na primeira semifinal.

No ano passado, a canção “Saudade, Saudade”, composta e interpretada por MARO, acompanhada ao vivo por mais quatro cantoras portuguesas, foi a vencedora do Festival da Canção.

O tema ficou em 9.º lugar no 66.º Festival Eurovisão da Canção, que aconteceu em Turim, Itália.

https://twitter.com/sitekolibli/status/1634720878100377601

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x