A bola de Berlim está entre os 50 melhores artigos de pastelaria em todo o mundo. E a recomendada é a do Zé Natário, em Viana do Castelo. Trata-se do guia gastronómico de viagens Taste Atlas que, no ano passado, classificou as amêijoas à Bulhão Pato como o terceiro melhor prato tradicional do mundo.
O guia refere-se ao bolo como um “donut recheado” e o sítio que aconselha para saborear é numa das pastelarias com o afamado nome Natário, em Viana do Castelo, neste caso no Zé Natário, casa localizada Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
Aquele que é o lanche favorito dos portugueses durante as estadias na praia é, também, dos favoritos por entre os veraneantes de Viana do Castelo, independentemente da sua origem.
Este ano, a Taste Atlas colocou os pastéis de Nata e os pastéis de Belém nos dois primeiros lugares do TOP50 da melhor pastelaria em todo o mundo. E as bolas de Berlim, doce português, também surge na lista, no 26.º posto, com uma pontuação de 4,5.
All about 100 best-rated pastries in the world at the link: https://t.co/evYxfVuw7K pic.twitter.com/9zd7K0wqbw
— TasteAtlas (@TasteAtlas) February 23, 2023
Outra famosa pastelaria vianense que vende bolas de Berlim afamadas é a confeitaria Manuel Natário. Localizada na Rua Manuel Espregueira, costuma ter longas filas à porta durante o verão, levando a que várias publicações, como o Conde Nast ou o The Guardian, classificassem estas bolas de Berlim vianenses como dos melhores doces do mundo.
Em novembro deste ano, durante a Cimeira Ibérica, António Costa e o homólogo espanhol provaram o afamado “donut recheado” na confeitaria Manuel Natário.
No que diz respeito à lista do Atlas Taste, entre os 50 melhores bolos do mundo, o primeiro classificado está reservado para o típico Pastel de Belém, com uma pontuação de 4,9 em 5. Logo a seguir, o segundo lugar também está reservado para Portugal com o pastel de nata, que tem uma classificação de 4,8.
O Pastel de Belém é descrito pelo guia como um bolo tradicionalmente cozinhado por monges no Mosteiro dos Jerónimos desde 1837 e que apenas os pastéis confecionados na Fábrica Pastéis de Belém – onde podemos testemunhar filas infinitas de turistas, dada a popularidade do bolo – é que se pode atribuir o nome de Pastel de Belém.
Já os restantes pastéis (de nata) ocupam o segundo lugar e cujos melhores sítios que o guia aconselha para os provar são a Manteigaria, Fábrica da Nata e a Pastelaria Aloma, todas em Lisboa.