O plenário do Parlamento Europeu apoiou, por ampla maioria, a proposta promovida pela Federação Europeia do Comercio “ Vitrines d’Europe”, de criar uma Capital Europeia do Comércio Local, anunciou hoje a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB).
A proposta foi apresentada em conjunto com a Barcelona Comercio e a ACIB é vice-presidente nas Vitrines d´Europe e integrou a equipa de trabalho que consolidou a proposta final.
Desta forma, explica a ACIB, o Parlamento Europeu pede à Comissão Europeia que elabore uma proposta de Capital Europeia do Comércio de Proximidade (Comércio Local) que tenha como objetivo destacar o “papel fundamental” desempenhado pelo comércio local a retalho na coesão social e na promoção e proteção da diversidade das cidades, vilas e regiões europeias.
Com o apoio desta iniciativa de cidadania, o Parlamento Europeu procura revitalizar e modernizar os modelos de negócio no comércio a retalho, pois recorda que 99% das empresas europeias são PME que empregam perto de cem milhões de pessoas.
Além disso, o Parlamento insta o executivo comunitário a apresentar um programa específico que garanta rubricas orçamentais que contribuam diretamente para ajudar e colmatar os desafios e problemas do comércio local, como a concorrência desleal, o comércio eletrônico e as pressões decorrentes do aumento do custo da energia e da inflação.
Para João Albuquerque, presidente da ACIB e vice-presidente das Vitrines d’Europe por inerência, “este é um momento histórico para o Comercio Local pois pela primeira vez o Parlamento Europeu pronuncia-se favoravelmente por este tipo de Comercio e reconhece a sua importância estratégica”.
Salienta que “esta aprovação pelo Parlamento Europeu vem confirmar a defesa rigorosa e profissional que a ACIB faz do Comércio Local, bem como todo o seu trabalho nas instâncias europeias e na cooperação com outras congéneres”.
O presidente da ACIB espera que este reconhecimento por parte do Parlamento Europeu sirva de orientação para decisões locais e nacionais em favor do Comércio Local. Apoiar o Comércio Local é afinal construir uma melhor Europa económica e social.
Para a ACIB, esta proposta “contribuirá a assegurar a sobrevivência do modelo de cidade europeia com bairros revitalizados, capazes de preservar a nossa forma de viver e evitar a desertificação comercial que ameaça a nossa identidade de cidades da Europa e fomentar a coesão social”.