Pode desligar o aquecimento. ‘Mínimas’ no Minho sobem aos 16 graus nos próximos dias

Meteorologia

Temperaturas mínimas de 16 graus Celsius (ºC) em pleno inverno? Sim, deverá acontecer na sexta-feira, em Barcelos e em Caminha, mas outros concelhos ao redor não lhe vão ficar atrás, como Braga, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Ponte da Barca ou Esposende, onde as temperaturas não vão descer além dos 15ºC. Já os restantes concelhos do Minho vão conhecer mínimas que vão variar entre os 11ºC do interior e os 14ºC em quase todo o território.  A temperatura voltará a descer na madrugada de 02 de janeiro. Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No que diz respeito às máximas, não andarão longe das mínimas, esperando-se entre 17ºC e 18ºC em todo o território, fazendo com que a temperatura seja mais ou menos equilibrada durante grande parte das 24 horas do dia.

A isto deve-se a elevada quantidade de frentes de massas de ar húmidas que chegam à Península Ibérica provenientes do Oceano Atlântico, cuja origem remonta às zonas tropicais das Caraíbas e que, neste período, costumam atravessar o oceano em grande quantidade, varrendo por completo qualquer massa de ar polar que chegue de latitudes mais a Norte.

Trocando por miúdos, o Minho está a ser atingido por chuvas tropicais, com preponderância das massas de ar quente na atividade das frentes que cá chegam.

Por isso, já a partir desta madrugada, e de acordo com as previsões do IPMA, os termómetros não devem descer abaixo dos 13ºC em quase todo o Alto Minho, dos 14ºC nas zonas junto à praia e dos 11ºC nos concelhos do interior do distrito de Braga. Na sexta-feira, os valores das mínimas serão ainda mais elevados, aumentando em média 1 a 2 graus Celsius. No sábado, devem regressar aos mesmos valores de quinta-feira, voltando à normalidade de inverno a partir da madrugada da noite seguinte à passagem de ano (de 01 para 02 de janeiro), onde é esperada a descida da temperatura para valores mais próximos dos 7ºC em todo o território minhoto.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Guerra na Ucrânia, ambiente e Qatar foram os principais alvos das 'fake news' em 2022

Próximo Artigo

Esposende: Carro arde junto à praia em Apúlia

Artigos Relacionados
x