Os preço dos passes de autocarro, em Barcelos, foi reduzido pela autarquia. Custam agora 25 euros por mês para circular em todo o concelho e 15 euros na zona urbana e a oferta na zona urbana vai duplicar – passando de duas para cinco linhas -, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia explica que os portadores do passe de 25 euros vão poder “andar em todos os autocarros de transporte público que operam na totalidade do território barcelense”, independentemente da freguesia de onde partem e onde chegam.
“Esta é apenas uma das medidas que resultam do facto do Município de Barcelos passar a ser a Autoridade de Transporte e entender que devia aplicar medidas de redução tarifária para potenciar a utilização de transporte coletivo”, afirma a autarquia em comunicado.
A redução do preço dos passes entra em vigor no início do ano.
A autarquia vai aumentar ainda a oferta na zona urbana, que passa a ter mais três linhas, mais que duplicando a oferta atual e a ser servida por 10 autocarros.
Assim, a partir do dia 02 de janeiro, e a título experimental, além das duas linhas existentes na zona urbana, passará a haver mais três percursos distintos. Lijó – Barcelos (com uma periocidade de 20 minutos), Tamel S. Veríssimo – Barcelos (30 minutos) e Barcelinhos – Rio Covo Sta. Eugénia – Barcelos – Barcelinhos (45 minutos).
Todos estes autocarros, bem como os restantes que estejam em circulação na zona urbana poderão ser utilizados com o Passe 1 – que, para o público em geral, vai custar 15 euros, ou seja, terá uma redução de 25% face ao preço atual.
Todavia, as reduções no Passe 1 abrangem ainda o Passe Social Sénior (+ 65 anos ou reformados), cujo custo vai passar de 10 para 7,5 euros. Também as pessoas com mobilidade reduzida pagarão menos, pois passará a existir o Passe Mobilidade Reduzida com um custo de apenas 7,5 euros. O Passe Estudante passa a ser gratuito.
Além do aumento da oferta e da redução do custo de utilização nos autocarros que operam na zona urbana, outra das novidades no arranque do novo ano prende-se com a introdução de um passe único. O Passe 2, por 25 euros, dará direito aos seus portadores a viajar em todos os autocarros da rede pública que operam no território do Município.
Ou seja, tanto nos veículos “Tuba” da zona urbana como também em todos os outros autocarros, mesmo de outras operadoras públicas que transitem no território concelhio.
Esta medida significa “uma redução muito substancial dos custos com transportes públicos e poderá potenciar substancialmente a sua utilização, já que o preço desses passes variava entre os 29 e os 130 euros, conforme as distâncias abrangidas”, independentemente da freguesia de onde partem e onde chegam. Além disso, as pessoas com mais de 65 anos ou reformados têm redução de 50%, no Passe 2 pelo que apenas pagarão apenas 12,5 euros.
O Passe 2 vai também vai ser gratuito para todos os estudantes, entre os quatro e os 18 anos (que não estejam abrangidos pelos critérios de utilização dos transportes escolares) que, desta forma, também poderão utilizar todos os autocarros da rede pública que operam no concelho.
Os novos títulos de transporte do “Tuba” podem ser adquiridos até ao fim do ano e, em janeiro, para viajar só será preciso apresentar o recibo de pagamento do passe social ou do passe de estudante.
Para adquirir ou trocar os passes deve dirigir-se ao Agente Transdev, na Avenida Dr. Sidónio Pais, ou à Bilheteira Transdev, na Central de Camionagem de Barcelos.