GNR sinaliza 2.749 idosos que vivem sozinhos no Minho

Censos Sénior 2022
Foto: GNR / Arquivo

A GNR sinalizou 2.749 idosos a viver sozinhos ou isolados nos distritos de Braga e Viana, anunciou hoje a Guarda. A ação de patrulhamento e sensibilização decorreu no âmbito da operação “Censos Sénior 2022”, que decorreu durante o mês de outubro por todo o país.

Em comunicado, os militares indicam que sinalizaram 44.511 idosos que “vivem sozinhos e/ou isolados”, ou “em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança”.

No distrito de Braga, a GNR sinalizou 1.594 idosos, enquanto em Viana do Castelo foram 1.155. O distrito do país com mais idosos isolados é Vila Real (5.353), seguindo-se Viseu (3.585) e Faro (3.527).

Na edição de 2022 da operação “Censos Sénior”, os militares realizaram 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.

Esta operação contou com “uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável”, com o objetivo de “sensibilizar e alertar este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

A operação “Censos Sénior” iniciou em 2011 e, desde esse ano, que a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, referiu a GNR em comunicado.

A força policial acredita que uma ação deste tipo “contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mondim de Basto recebe a estreia de espetáculo sobre incêndios e bilheteira reverte para os bombeiros

Próximo Artigo

Incêndio numa loja no centro histórico do Porto

Artigos Relacionados
x