Corria o minuto 69 no marcador. O placard do Estádio 1.º de Maio indicava quatro golos para o SC Braga e dois para o Sporting. Laszlo Boloni olhava para o banco em busca de um substituto para o seu compatriota Marius Niculae. E o escolhido foi Cristiano Ronaldo.
Foi a 29 de setembro de 2002 que um dos melhores futebolistas do mundo se estreou na principal competição do seu país natal. E foi em Braga.
De acordo com o acompanhamento online do jogo efetuado pelo jornal Record, Ronaldo só teve um lance digno de registo, ao minuto 84, atirando “de forma desastrada por cima” uma bola centrada do lado direito por Quaresma.
Os ‘leões’ já levavam sete jogos nessa temporada, e o craque que encantou Manchester e Madrid já tinha jogado alguns minutos nas derrotas frente a Partizan e Inter, para a Taça Uefa.
Mas depois de Braga, tudo mudou. Logo na jornada seguinte estreou-se a titular em Alvalade para a Liga, frente ao Moreirense, com um ‘bis’ na vitória dos ‘leões’ por 3-0.
This was Cristiano Ronaldo’s first ever goal in senior football 😳pic.twitter.com/qNrnLzZdVi
— 999 IQ moment in football (@TBackfooty) September 30, 2022
Voltou a ser titular frente ao Belenenses, na sétima jornada, mas ficou em branco, o que lhe valeu o regresso ao banco.
Contudo, na oitava jornada, saltou do banco nos minutos finais para dar a vitória ao Sporting no Bessa, e assumiu a titularidade indiscutível até final da temporada.
20 anos depois, é o jogador com mais golos na história do futebol em jogos oficiais e o jogador com mais golos na história a nível de seleções.
Ganhou o prémio de melhor jogador do mundo pela FIFA e pela France Football (Bola de Ouro) cinco vezes (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), o prémio de melhor marcador da Europa por quatro vezes e o melhor jogador da Europa em três ocasiões.
Ganhou a Liga dos Campeões, principal competição de clubes a nível mundial, por cinco vezes, uma com o Man Utd e quatro com o Real Madrid.
Nos clubes por onde passou (Sporting, Man Utd, Real Madrid e Juventus), tem um total de 933 jogos, 698 golos e 202 assistências.
Na seleção A de Portugal, jogou por 191 vezes, marcou 117 golos e fez 42 assistências.
É o melhor marcador da história do Real Madrid com 450 golos.