Faz hoje 40 anos que os U2 tocaram em Vilar de Mouros

Efeméride
Foto: Jorge Parente Batista

Faz esta quarta-feira 40 anos que os U2 tocaram pela primeira vez em Portugal, no festival Vilar de Mouros, em Caminha.

Em ascensão, mas ainda longe do grande estrelato, a banda de Bono e The Edge atuou na noite de 03 de agosto do apelidado “woodstock português”, que nesse ano durou nove dias – de 31 de julho a 08 de agosto.

Segundo o Diário de Notícias, diz quem os viu que deram um dos melhores concertos do festival e que ganharam entre os muitos presentes uma imediata primeira geração de admiradores.

Foto: Jorge Parente Batista
Foto: Jorge Parente Batista
Foto: Jorge Parente Batista
Foto: Jorge Parente Batista
Foto: Jorge Parente Batista

Nesse ano de 1982, tocaram ainda os internacionais Echo & The Bunnymen, Durutti Column, Mikis Theodorakis e os portugueses Carlos do Carmo, Jáfumega, Adriano Correia de Oliveira, GNR ou Roxigénio.

Esta segunda edição do festival de Vilar de Mouros, que se realizara pela primeira vez em 1971, acabou por se tornar mítica.

Para assinalar o 40.º aniversário, foi instalado um mural comemorativo, obra de Alberto Rodrigues Marques, no âmbito do Touring Cultural – Aldeias do Minho, no palco histórico, no Largo do Casal.

O festival de Vilar de Mouros só voltaria a realizar-se em 1996. A partir de 1999, acontece a quarta edição e o festival passa a realizar-se, anualmente, de forma interrupta até 2006.

Os Celos. A fabulosa história da banda de Barcelos que há 50 anos tocou em Vilar de Mouros

Após oito anos de interregno, é retomado em 2014 até à atualidade, sendo que nos últimos dois anos foi adiado por causa da pandemia. Está de volta nos dias 25, 26 e 27 de agosto, com um cartaz que inclui nomes como Iggy Pop, Placebo e Tara Perdida, entre outros.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados