Ministro anuncia nova ponte entre Trofa e Famalicão num investimento de 50 milhões

Mobilidade
Foto: Divulgação / PSD / Arquivo

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, revelou hoje que uma nova ponte sobre o rio Ave, que ligará os concelhos de Famalicão e Trofa (distrito do Porto), deverá estar concluída no início de 2025, num investimento global que rondará os 50 milhões de euros.

O governante respondia ao deputado Eduardo Oliveira, eleito pelos socialistas no círculo de Braga e residente em Famalicão, depois de questionado sobre a ainda muito difícil mobilidade entre aqueles dois concelhos, face ao trânsito na EN 14.

Pedro Nuno Santos revelou que a nova ponte sobre o rio Ave surge no âmbito da interface rodoferroviário da Trofa, cujo concurso será lançado este ano e com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025.

“Um investimento muito importante, de 50 milhões de euros, para uma zona de grande atividade industrial e que precisava ter aquele bloqueio resolvido”, destacou.

Na sua intervenção, o ministro fez ainda referência à EN 14, destacando “a atividade industrial tremenda” que existe entre o Porto e Braga, “uma região que precisa de investimentos” salientando que o Governo está a trabalhar nisso.

A esse propósito, Pedro Nuno Santos destacou o investimento que está a ser feito para
resolver “um problema grave” na região de Famalicão, Trofa e Maia, apontando a obra no troço Maia-Trofa, consignada no dia 31 de março de 2022, com conclusão prevista para janeiro de 2024, referindo ainda outros dois troços que já estão em serviços.

Durante a sessão do Parlamento, o deputado famalicense Eduardo Oliveira salientou que “todos os dados estatísticos demonstram que as cidades do Porto, Famalicão e Braga formam um dos eixos mais dinâmicos e competitivos da economia portuguesa”, apontando a EN 14 como “uma via fundamental de distribuição do trânsito rodoviário”.

“Como residente em Vila Nova de Famalicão – concelho líder na criação de riqueza através das exportações da sua indústria –, saúdo a capacidade de realização do Governo e a sua atenção para a necessidade de uma resposta urgente traduzida na construção de uma via alternativa à Estrada Nacional 14, entre a Maia, Trofa e Famalicão”, declarou o deputado.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Covid-19: Média diária em Portugal aumenta para os 14.400 casos de infeção

Próximo Artigo

Vai pedalar de Caminha ao Algarve em incentivo ao uso da bicicleta (e limpar praias pelo caminho)

Artigos Relacionados
x