Fogos por todo o Minho. Autoridade proíbe queimadas até terça-feira

Proteção Civil
Foto: Ivo Borges / O MINHO

O fogo não tem dado tréguas nas últimas 24 horas. Em vários pontos do Minho, bem como no país, as chamas eclodem e mobilizam agentes de proteção civil e bombeiros. Para tentar mitigar estes acontecimentos, potenciados devido à seca extrema e falta de chuva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil anunciou este sábado a proibição da realização de queimas e queimadas em território nacional.

De acordo com o presidente da ANEPC, Duarte Costa, a situação meteorológica associada à ausência prolongada de precipitação, conjugada com o aumento da intensidade do vento previsto para os próximos dias, tem proporcionado condições de perigo favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios rurais.

O responsável explica que tem existido também um elevado número de comunicações para a realização de queimas e queimadas, que podem dar origem a incêndios rurais, algo que, decidiu a proteção civil, terá de ser mitigado nos próximos dias.

Ficam assim proibidas as queimas e queimadas entre a próxima meia-noite e as 23:59 do dia 01 de fevereiro (terça-feira).

Fonte: AENPC

De acordo com a ANEPC, pelas 14:20 deste sábado encontram-se em resolução três incêndios no distrito de Viana do Castelo (Viana, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez), mobilizando mais de 30 bombeiros. Já no distrito de Braga, encontram-se, pela mesma hora, tanto ativos como em resolução, 13 ocorrências de incêndio, nos concelhos de Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Braga, Famalicão, Cabeceiras de Basto, Amares, Vila Verde, Barcelos, Vieira do Minho e Celorico de Basto.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x