2021 foi ano de obras em Guimarães

Balanço

O desnivelamento da rotunda de Silvares foi uma das obras concluídas em Guimarães no ano que finda, considerado pela autarquia como um ano marcado por projetos estruturantes que melhoraram o território. Educação, Lazer e Desporto foram outras das áreas onde a autarquia realizou obras em infraestruturas, algumas de grande dimensão.

Em jeito de balanço, resumido num comunicado enviado à imprensa, a Câmara de Guimarães destaca as obras “em todo o território, quer ao nível da rede viária, como da melhoria e implementação de novos equipamentos na área da educação, lazer ou desporto”.

A já mencionada rotunda de Silvares, bem como a inauguração da variante, em março, eram as obras mais aguardadas pela população em geral, particularmente para os automobilistas.

Foi ainda construído um novo eixo viário entre as rotundas de Pinheiro Manso e Mouril, à qual se junta a Mini Variante que liga a rotunda do Reboto (São Martinho de Candoso) à rotunda de Mouril.

De acordo com a Câmara, graças a estas vias construídas, “já foi projetado a continuação da Ecovia da cidade até ao Parque de Ardão em Silvares, ao rio Ave e à futura Ecovia do Ave”.

A autarquia destaca também a requalificação e reperfilamento da rua Padre António Caldas, as obras de beneficiação e reperfilamento na estrada que liga Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço à EM 582 (Rua Engº Duarte Amaral), assim como a intervenção na rua 24 de Junho, em Aldão, e a rua Nossa Senhora da Guia, em Atães.

Foram inauguradas ainda as obras de reperfilamento do tramo da N207-4, na ligação a São Torcato, com a implementação de uma rotunda entre o entroncamento da Rua 24 de Junho (Aldão) e a Rua António Gomes Marinho (Selho S. Lourenço), assim como a requalificação da Alameda Rosas Guimarães, em Caldas das Taipas. Em fase de conclusão está requalificação da Estrada Municipal 584, que corresponde ao eixo viário que liga Brito-Figueiredo-Leitões.

Na zona central da cidade, a Rua da Caldeiroa também foi reaberta ao trânsito, na sequência da intervenção que contemplou o reperfilamento da rua, através de um novo desenho urbano e respetiva repavimentação e procedeu-se ainda à requalificação de toda a rede de águas pluviais.

Ainda na zona central da cidade, destaque igualmente para a intervenção na Rua D. João I, promovendo a “pedonalização e circulação por “velocípedes/bicicletas”.

Escolas

Depois da inauguração da EB23 de Caldas das Taipas e a EB1 de Fafião, o ano de 2021 ficou marcado pela abertura do novo Centro Escolar de Moreira de Cónegos, recorda a autarquia.

Resultado do investimento municipal, este ano foram ainda inauguradas as novas instalações da Universidade das Nações Unidas em Guimarães, através da reabilitação da antiga fábrica Freitas & Fernandes, na zona de Couros.

Entre outras intervenções, foi implementado o novo recinto desportivo de relva sintética e um novo coberto do recreio da EB1/JI de Urgezes e procedeu-se ainda à requalificação do campo de jogos da Escola Básica de Barco e instalação de relvados e equipamentos na EB de Polvoreira, EB de Gondar, EB Briteiros S. Salvador, EB Pinheiro, EB de Pinheiral (Taipas), EB da Charneca (Taipas), EB Salgueiral (Creixomil), EB Pegada (Azurém), EB Eirinha (Serzedelo) e EB Rendufe. Brevemente será ainda inaugurada a requalificação do edifício da EB1/JI de Casais, em Brito.

Áreas verdes

Na União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino nasceu um autêntico Parque Natural, que contempla uma ampla área verde, com zonas de miradouro e extensas vistas sobre a paisagem natural e vegetação autóctone, alimentada por cursos de água naturais.

Desporto

O Município de Guimarães dá conta da aposta na criação de estruturas desportivas e o apoio aos clubes do concelho. “Foram implementados sintéticos no Clube Desportivo de Ponte, Brito Sport Clube, Desportivo de Ronfe (2), Grupo Desportivo de Souto e Gondomar, Panteras de Matamá, GD Longos, GD Gémeos e os ringues da ACR de Conde e CCDC Gandarela, entre outros apoios para a melhoria de condições em parques de jogos e pavilhões”, refere.

A autarquia destaca ainda obras no Teatro Jordão e Garagem Avenida para a instalação da Escola de Música e Escola de Artes Performativas e Artes Visuais, a terminar “em breve”.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Assaltam escola secundária durante a madrugada em Braga

Próximo Artigo

Consumidores que se inscreverem no IVAucher representam 60% do saldo acumulado

Artigos Relacionados
x