O estaleiro naval Starfisher, localizado em Campos, Vila Nova de Cerveira, foi comprado por franceses. A Starfisher passa a chamar-se GB Portugal, anunciou hoje o Grupo Beneteau, que fez a aquisição para se estabelecer em Portugal e reforçar a sua capacidade de produção de barcos a motor de 25 a 35 pés. Os valores do negócio não foram revelados.
“O Grupo Beneteau tem grandes ambições de desenvolvimento em todos os mercados a que se dirige e, em particular, no mercado de dayboating [barcos a motor com menos de 40 pés], que é particularmente dinâmico. Esta aquisição permitenos reforçar a nossa capacidade de produção de pequenas embarcações a motor e estabelecer-nos em Portugal, para além das três outras unidades industriais dedicadas a estes mercados localizadas na Polónia e nos Estados Unidos”, explica Jérôme de Metz, presidente e chefe executivo do Groupe Beneteau, em comunicado enviado a O MINHO.
Localizado em Campos, Cerveira, a poucos quilómetros da fronteira espanhola, este estaleiro cobre 50.000 m2, incluindo 15.000 m2 de espaço para fábricas e armazéns, e emprega 200 pessoas.
Depois de ter produzido barcos sob a marca Starfisher, tem vindo a operar há vários anos como subcontratante para outras marcas, incluindo algumas do Grupo Beneteau desde o início de 2021.
O Grupo Beneteau é um actor global, oferecendo, através das onze marcas da sua Divisão de Barcos, cerca de 180 modelos de barcos de recreio que satisfazem a diversidade dos usos e projectos de navegação dos seus clientes, à vela ou a motor, monohull ou catamaran.
Através da sua divisão de Soluções Náuticas, o Grupo está também presente em clubes náuticos, aluguer, marinas, actividades digitais e de financiamento.
Com uma presença industrial internacional e uma rede mundial de vendas, o Grupo conta com uma força de trabalho de 7.600 empregados, principalmente em França, Estados Unidos da América, Polónia, Itália, Portugal e China.