A alegria da música popular fechou com chave de ouro a Festa das Colheitas – XXIX Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde. Grupos de toda a região e de outros pontos do país subiram ao palco das colheitas no Encontro de Tocadores de Concertina. A iniciativa decorreu durante a tarde de domingo, organizada pela Associação Etnográfica de Vila Verde.
Pelo palco passaram tocadores de todas as idades, numa mostra de que a cultura popular está bem viva na terra onde, em 2005, se realizou “o maior encontro de concertinas de sempre, que ainda é record no Guinness”, lembrou o presidente da Câmara de Vila Verde.
António Vilela agradeceu a todos que ao longo das décadas se envolveram na organização do evento.
Apesar do programa reduzido e das restrições para mitigar a propagação da pandemia, o balanço, avalia a organização em comunicado, é “amplamente positivo e o regresso foi muito apreciado”. “Tanto por visitantes como pelos trabalhadores que garantem neste tipo de iniciativas o seu sustento. Dos produtos do campo aos animais da pecuária sustentável, passando pelo artesanato, doçaria, concursos, palestras, música ao vivo… A força da tradição do mundo rural fez o coração de Vila Verde bater mais forte durante quatro dias consecutivos, 7 a 10 de outubro”, refere o comunicado.
Durante a manhã de domingo realizou-se a Concentração e Desfile de Carros Clássicos, a cargo da Associação de Clássicos Rolantes em Antigos de Vila Verde.
Pelas 11:00, decorreu a Missa das Colheitas, que incluiu um ofertório simbólico de agradecimento pelas colheitas deste ano, com participação do Rancho Típico Infantil de Vila Verde.