Atestar o depósito em Tui sai 21 euros mais barato do que em Valença

Economia
Foto: O MINHO / Arquivo

São 21,48 euros de diferença para atestar um depósito de 60 litros com combustível em Tui, do outro lado da fronteira com Valença. As contas foram feitas pelo jornal espanhol La Voz de Galicia, que visitou postos de combustível nos dois lados do rio Minho e constatou uma enorme diferença nos preços.

A reportagem teve como mote a abertura de quatro novos postos de combustível “económicos” em Tui, mas também o fim das medidas restritivas, que acabam com grande parte do teletrabalho e restrições à mobilidade, e o coincidir com a escalada dos preços de combustíveis em Portugal.

Refere o jornal que o litro de gasolina chega a custar menos 35 cêntimos do lado de lá da fronteira e quando comparado as diferenças de preços mais extremos, fica mais barato em 21,48 euros encher o depósito em Espanha. No entanto, a publicação refere que dentro da própria cidade de Tui existem diferenças de preços que vão até aos 7,8 euros, mas nada comparável com a diferença para Valença.

Aquando da reportagem, a Galp da Avenida de Espanha, em Valença, tinha a gasolina a 1,734 euros por litro. A cerca de um quilómetro de distância, do outro lado da ponte, em Tui, o preço baixa para os 1,509, logo no primeiro posto, ou até 1,379, em locais de abastecimento mais económicos no interior do município galego.

Contudo, o jornal explica que em alguns pontos de Portugal é possível encontrar combustível mais barato, como nos hipermercados, mas perto da fronteira as diferenças podem ser abismais.

Também o gasóleo mostrava uma grande diferença, com a Galp de Valença a vender a 1,559 euros por litro enquanto do outro lado da ponte vende-se a 1,259.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x