1.º ciclo e lojas com postigo abrem a 15 de março. Consumo em cafés só a 19 de abril

Covid-19

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje um plano de reabertura “a conta-gotas”, considerando que neste momento se pode falar “com segurança” de uma “reabertura progressiva da sociedade”.

António Costa falava aos jornalistas, desde o Palácio da Ajuda, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros que esteve desde hoje de manhã reunido para aprovar o plano do Governo de desconfinamento do país.

O primeiro-ministro disse que chegou o momento de, “com segurança”, falar de um “plano de reabertura progressiva da sociedade portuguesa”, uma “reabertura a conta-gotas”.

Até à Páscoa, é para manter o dever geral de confinamento como o que tem vigorado. É também para manter a proibição de circulação entre concelhos no próximo fim de semana e na semana anterior à Páscoa, entre 26 de março e 05 de abril.

15 de março

A partir de 15 de março regressa o ensino presencial nas creches, pré-escolar e 1.º ciclo (assim como em ATLs). Voltam a abrir as lojas de comércio local de bens não essenciais, mas apenas para venda ao postigo, assim como as livrarias. Também cabeleireiros, manicures e similares podem regressar, assim como o comércio automóvel e a atividade imobiliária. A partir desta data, volta a ser permitida a venda de bebidas nos estabelecimentos de take-away e em outros locais em que a venda estava proibida.

05 de abril

A partir de 05 de abril, regressa o ensino presencial nas escolas para segundo e terceiro ciclo. Abrem também os equipamentos sociais na área da deficiência, museus, monumentos, palácios e galerias de artes. Retomam atividade económica as lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua e as feiras e mercados, mas a decisão é das Câmaras Municipais. Em termos desposórios, regressam as modalidades de baixo risco e a atividade ao ar livre  passa a ser permitida para grupos até quatro pessoas. Ginásios também reabrem, mas sem aulas de grupo.´Os restaurantes e cafés podem reabrir caso tenham esplanada, e apenas para esse serviço.

19 de abril

A 19 de abril regressam à escola os alunos do ensino secundário e do superior. Abrem os teatros, auditórios cinemas e outras salas de espetáculo, assim como as lojas de cidadão. Os cafés e pastelarias também reabrem com serviço de mesa no interior limitado a quatro pessoas e nas esplanadas a seis pessoas por mesa. Devem fechar às 21:00 nos dias da semana e às 13:00 aos fins de semana e feriados. Passa também a ser possível a realização de pequenos eventos no exterior, sempre sujeitos a predefinição da lotação pela DGS. A atividade física ao ar livre é permitida num máximo de seis pessoas. Passa a ser possível realizar casamentos e batizados mas apenas com 25% da lotação.

03 de maio

A 03 de maio, cafés e pastelaria passam a poder ter serviço de mesa até seis pessoas no interior e de dez pessoas na esplanada. Deixa de haver um horário para o encerramento destes negócios. Passa a ser possível a realização de grandes eventos exteriorizes e interiores, desde que sujeitos a avaliação da DGS quanto à lotação. Também as celebrações como casamentos e batizados podem realizar-se com lotação de 50 %. Os ginásios passam a poder funcionar normalmente.

O plano, que António Costa disse ser “prolongado”, “conservador” e a “conta-gotas”, prevê um retomar gradual das atividades até 03 de maio. Pode consultar o mesmo aqui.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Homem que não era visto há 15 dias encontrado cadáver em Ponte de Lima

Próximo Artigo

Missas com fiéis retomadas segunda-feira, procissões e visitas pascais são de evitar

Artigos Relacionados
x