Chama-se Karim e traz uma superfície frontal fria de atividade forte que vai ‘varrer’ os distritos de Braga e de Viana do Castelo, os mais afetados por esta depressão em Portugal.
O Minho, assim como outras regiões do Norte, vão entrar em aviso meteorológico de nível amarelo a partir de amanhã e durante o fim de semana, face a rajadas (vento muito forte), períodos de chuva por vezes forte e agitação marítima.
Angela Lourenço, meteorologista de serviço durante esta quinta-feira no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançou a O MINHO que a depressão Karim, situada atualmente no oceano atlântico, foi nomeada pela estação meteorológica espanhola (AEMET), mas que não será a própria depressão a afetar a Península Ibérica, mas sim uma superfície frontal fria de atividade forte.
Na Galiza, já foram emitidos avisos laranja por causa da chuva e da agitação marítima, mas em Portugal deverá manter-se no nível amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.
Esa espiral que se ve en el Atlántico es la #borrascaKarim:
🌀 Presión mínima de 958 hPa.
💨 Rachas de viento de hasta 130 km/h en su flanco sur.
🌊 Olas de 10 metros.
Una ‘escisión’ llegará hasta nosotros. pic.twitter.com/2j3nJxAfTO
— Meteored | tiempo.com (@MeteoredES) February 18, 2021
Apesar do alerta no país vizinho e de acordo com os modelos meteorológicos disponíveis de momento, Ângela Lourenço, crê que se tratará de uma “situação típica de inverno”.
“Não nos parece ser uma situaçao muito severa. Em todo o caso, neste momento estão emitidos avisos para a agitação marítima e vamos emitir ainda hoje aviso amarelo para percipitação e rajada”, confirmou.
Ainda de acordo com a meteorologista, as zonas mais afetadas nos próximos dias no Minho são as de litoral e as terras altas, assim como os concelhos da raia, como Monção, Valença ou Cerveira, por “estarem mais expostos”.
Sobre as poeiras saarianas que afetam a península, a especialista aponta que residualmente chegaram a Portugal, mais na zona do Algarve, mas que a concentração “é muito diminuta”.