A Alemanha vai enviar médicos e equipamentos relacionados com a Saúde para ajudar as unidades de cuidados intensivos portuguesas, foi hoje confirmado.
Em declarações à agência internacional Reuters, o Ministério da Defesa alemão confirmou o apoio, sem adiantar, no entanto, grandes pormenores.
Este anúncio surge depois da visita de militares alemães a hospitais situados na região de Lisboa e Vale do Tejo, a mais afetada pela pandemia.
Também a embaixada da Alemanha em Portugal confirmou à agência Lusa que existia um diálogo entre ambos os governos.
De acordo com a revista alemã Der Spiegel (acesso pago), devem chegar a Portugal 27 profissionais de saúde, entre médicos e paramédicos, para ajudar durante cerca de três semanas, mas a informação não foi confirmada pela Defesa alemã.
Recorde-se que já este domingo o chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, afirmou que aquele país vai receber doentes com covid-19 provenientes de unidades de cuidados intensivos portuguesas.
“A pandemia da covid-19 representa enormes desafios para todos os países europeus. É uma exigência de solidariedade europeia ajudar rapidamente e sem burocracia para salvar vidas”, escreveu o responsável político no Twitter.
Es ist ein Gebot der europäischen Solidarität, rasch und unbürokratisch zu helfen, um Menschenleben zu retten. 🇦🇹 hat bereits bisher in der Pandemie Intensivpatienten aus Frankreich, Italien sowie Montenegro aufgenommen und wird nun auch Intensivpatienten aus Portugal aufnehmen.
— Sebastian Kurz (@sebastiankurz) January 31, 2021
Portugal regista hoje mais 303 mortos e 9.498 novos casos de infeção por covid-19, em relação a sábado, segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 720.516 casos de infeção confirmados e 12.482 mortes.
Há ainda mais 7.511 recuperados.
2.651 dos novos casos são na região Norte.
O boletim indica ainda o número acumulado de 526.411 casos recuperados.