Centro urbano de Famalicão vai ter sistema inovador de drenagens sustentáveis

Sistema vai abranger a área da Praça D. Maria II e da Praça Mouzinho de Albuquerque

As obras de reabilitação do centro urbano de Famalicão, um dos maiores investimentos públicos de sempre na requalificação de um espaço citadino famalicense, vão permitir criar um sistema inovador de drenagens sustentáveis, que consiste na absorção natural das águas de forma a não sobrecarregar os coletores e a fazer com que a água seja absorvida naturalmente em cada espaço verde, foi hoje anunciado.

O Plano de Implementação do Sistema Urbano de Drenagem Sustentável (SUDS) vai abranger a área da Praça D. Maria II e da Praça Mouzinho de Albuquerque. Em toda a zona desta operação as caldeiras (base) das árvores serão rebaixadas para possibilitar o acolhimento das águas da chuva, por outro lado serão aumentadas as áreas verdes e canteiros de forma a maximizar o aproveitamento das águas, informa a autarquia em nota enviada à imprensa.

“Será realizada uma divisão da área a intervir em bacias de escoamento que vão encaminhando as águas para as zonas de absorção natural fazendo um percurso de canteiro em canteiro, de zona verde em zona verde, até, por fim chegar aos coletores. Será ainda feito o encaminhamento das águas de bacia em bacia até chegar à zona das charcas na Praça Mouzinho Albuquerque como ponto final de recolha e de encaminhamento para o Rio Pelhe a jusante”, refere a mesma nota.

O Plano de Implementação do SUDS prevê ainda a plantação de espécies de vegetação autóctones privilegiando ambientes diversos.

“Refira-se que a sustentabilidade ambiental é uma das principais apostas das obras do centro da cidade, que arrancaram em meados de outubro e que implicam um investimento de mais de oito milhões de euros”, diz a nota.

“Estamos a criar uma cidade mais amiga das pessoas, do ambiente e do comércio. Uma cidade de futuro, inteligente e sustentável”, afirma o presidente da Câmara, Paulo Cunha.

Acrescenta-se ainda que o SUDS se enquadra como instrumento para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente no que diz respeito às metas dos objetivos 6, 11 e 13: implementar políticas e planos integrados para eficiência dos recursos no que diz respeito à água potável e saneamento, à criação de cidades e comunidades sustentáveis, e á ação climática.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados