O canoísta Fernando Pimenta, foi nomeado embaixador do Comité Olímpico Internacional, através do projeto Believe in Sport, foi hoje anunciado.
Numa publicação no site oficial do Comité Olímpico de Portugal (COP), aquele organismo dá conta da nomeação do atleta de Ponte de Lima, para “promover a consciencialização dos atletas em relação aos riscos da manipulação de competições”.
De acordo com a nota, Pimenta “irá trabalhar em proximidade com o COP para ajudar os seus colegas a reconhecer e reportar eventuais situações de manipulação”.
“É gratificante e um motivo de orgulho ser embaixador do COI e do projeto Believe in Sport para ajudar na promoção das boas práticas no desporto e para os atletas de todas as modalidades saberem dos riscos da manipulação de resultados e da competição”, assegurou Fernando Pimenta.
“Hoje em dia é cada vez mais importante termos consciência de que isto é uma realidade e que temos de banir as pessoas que prejudicam o desporto. Precisamos de um desporto limpo, sem batota, com verdade desportiva. É para mim um prazer representar os atletas portugueses junto do COI e trabalhar com o COP para ajudar os meus colegas”, afirmou o limiano.
De acordo com a mesma publicação, o projeto Believe in Sport, do COI, foi lançado em 2018 e pretende “proteger e promover a integridade dos atletas”.
“É realizado em parceria com as Federações Internacionais das várias modalidades e com os Comités Olímpicos Nacionais, bem como com atletas e treinadores. Mais informações sobre a campanha Believe In Sport ou sobre a manipulação das competições pode ser consultada aqui ou na página de Integridade do COP”, explica a nota.