Rede pedonal e ciclável vai unir parques de Famalicão

Obras públicas

As obras de construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável de Famalicão começam a sentir-se na cidade já a partir da próxima semana. Para esta segunda-feira, dia 31 de agosto, está agendado o arranque da construção do corredor que vai ligar a Estação de Caminhos de Ferro às escolas e aos parques de Sinçães e da Devesa, anunciou hoje a autarquia.

Os primeiros trabalhos da empreitada decorrerão na envolvente do Parque 1.º de Maio em frente à Escola Secundária D. Sancho I, com um prazo de execução de 120 dias.

De acordo com o executivo liderado pelo social-democrata Paulo Cunha, para além da requalificação da via, os trabalhos que agora arrancam vão também permitir uma alteração no atual perfil de circulação desta zona de acesso à zona escolar, de forma a assegurar uma maior fluidez do trânsito e que as paragens do transporte público e privado junto à escola não interfiram na restante circulação automóvel.

A intervenção em questão vai implicar algumas alterações ao trânsito, muito particularmente, nesta zona da cidade. Assim, a partir de segunda-feira, o trânsito estará condicionado na Avenida 25 de Abril, desde o cruzamento com a Rua António Sérgio (junto à Polícia de Segurança Pública) até à Rotunda 1.º de Maio.

Para chegarem até à Escola Secundária D. Sancho I e continuarem a circular pela Avenida 25 de Abril, os automobilistas terão de circular pela Rua Barão da Trovisqueira que, ao longo da obra, sofrerá uma alteração no seu sentido de trânsito.

Recorde-se que esta intervenção marca o arranque do Lote 1 da construção dos primeiros quatro quilómetros da rede de ciclovias urbanas. Este primeiro lote, que prevê a implementação de uma via ciclável e pedonal desde a Estação de Caminhos de Ferro às escolas e aos parques de Sinçães e da Devesa, foi adjudicado à empresa José Moreira Fernandes & Filhos por um valor superior a um milhão de euros.

A zona envolvente do Parque 1.º Maio é a que, de resto, sofrerá mais alterações para que seja possível compatibilizar com segurança a rede ciclável e pedonal nesta zona de acesso às escolas e de elevado tráfego automóvel. Entre as novidades está, por exemplo, a requalificação da Avenida 25 de Abril, entre o Parque 1.º de Maio e a Estação Ferroviária, e a construção de uma rotunda nesse mesmo troço da Avenida que permitirá circular para a rua da Reguladora, a Rua José Carvalho, sem ter que contornar o parque.

Quanto ao segundo lote da empreitada, a obra está a decorrer tendo sido adjudicada à empresa Dacop – Construções e Obras Públicas por um valor superior a um milhão de euros e vai garantir que o corredor previsto no lote 1 tenha ligação à via ciclo pedonal Famalicão-Póvoa, através da Rua António Sérgio, do viaduto sobre a linha férrea, que também será alvo de uma intervenção, e da Rua Daniel Rodrigues.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Águas do Alto Minho assume erro na faturação de 495 clientes em maio

Próximo Artigo

Câmara de Ponte de Lima contraria tribunal e embarga obra

Artigos Relacionados
x