Foi necessária a intervenção de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa para resgatar o homem que, nesta tarde de terça-feira, caiu numa ravina situada no lugar de Cidadelhe, em Lindoso, Ponte da Barca.
O meio aéreo acabou por ser solicitado pelo Comando Distrital de Operações e Socorro da Proteção Civil face às enormes dificuldades que as equipas de resgate estavam a ter para aceder ao local onde o acidentado se encontrava.
O homem, um pescador lúdico de 49 anos, residente em Vila Verde, estaria a tentar sair da zona do rio Lima após pescaria, mas acabou por sofrer uma queda numa escarpa dos montes íngremes que ladeia o rio naquele local, a poucos quilómetros da fronteira com Espanha, já dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês.
O alerta foi dado cerca das 18:00 horas pelo próprio pescador, numa primeira instância para a freguesia de Soajo, na outra margem. Foram ativados os Bombeiros de Arcos de Valdevez e a GNR daquele concelho, mas constatou-se que a informação estava errada, uma vez que o homem caiu do outro lado, já no concelho de Ponte da Barca.
Mobilizados os bombeiros e GNR do segundo concelho, uma equipa apeada foi em busca do acidentado, conseguindo localizá-lo num local de acesso quase impossível. Decidiu-se, então, solicitar ajuda da Força Aérea para o resgate, que foi bem sucedido.
“A vítima sofreu fratura no membro inferior direito”, adiantou José Freitas a O MINHO. O comandante dos Bombeiros de Ponte da Barca sublinha ainda que os ferimentos foram considerados “ligeiros”.
O homem foi transportado de ambulância para o Hospital de Viana.
A GNR de Ponte da Barca registou a ocorrência.