Associação ‘Gatos de Ninguém’ pede ajuda “urgente” para criar abrigo para gatos em Viana

Imóvel ocupado pela associação “Gatos de Ninguém” está a venda e reúne poucas condições
Foto: Facebook

A associação Gatos de Ninguém, de Viana do Castelo, lançou uma campanha de angariação de fundos para comprar contentores que permitam criar um abrigo para os animais, na sequência de o imóvel que atualmente ocupa ter sido colocado à venda.

Em declarações à agência Lusa, Feliciano Silva explicou hoje que “a casa emprestada que a associação ocupa há dois anos, situada no centro da cidade, está à venda, que, a concretizar-se, deixará os animais sem um teto”.

O responsável adiantou que a campanha de financiamento colaborativo (‘crowdfunding’), que decorre até ao dia 09 de julho, visa angariar “17 mil euros para a aquisição de contentores prefabricados que permitam, sem grandes construções, criar um abrigo para os 62 gatos da associação”.

Feliciano Silva explicou “que a campanha conta até hoje com 420 euros de donativos”.

De acordo com as estimativas da associação, são necessários “15 mil euros para a aquisição dos contentores, cerca de mil para a montagem e outros mil para a instalação da rede elétrica”.

SABER MAIS / APOAIR >

Os contentores serão instalados num terreno cedido por um elemento da associação, em regime de comodato, situado na freguesia de Santa Marta de Portuzelo.

Em outubro de 2018, naquele terreno, a associação inaugurou a primeira fase do gatil, num investimento de cerca de 13 mil euros.

“O objetivo deste gatil é continuar o trabalho com animais de rua sem acesso a cuidados de saúde básicos, alimentação suficiente, abrigo ou conforto, vítimas de fome, doenças e maus-tratos, condenados a existências curtas e sem qualidade de vida”, lê-se na campanha de ‘crowdfunding’.

O projeto de criação da associação Gatos de Ninguém nasceu em 2013. Em novembro de 2014 foi legalmente constituída. Tem 45 sócios (amigos) pagantes.

É uma associação sem fins lucrativos que “através de um grupo de voluntários dá resposta aos animais em risco, particularmente às colónias de gatos errantes, com o propósito maior de reduzir o número através da esterilização (Programa CED) e de promover a saúde pela prestação de cuidados veterinários”.

A par desta associação, também a Associação Vila Animal recolhe, trata e encaminha para adoção cães e gatos no concelho, sendo que as duas contam anualmente com um apoio financeiro da autarquia.

Viana do Castelo é um dos municípios servidos pelo canil intermunicipal do Alto Minho, construído pela Comunidade Intermunicipal (CIM) e instalado em Ponte lima.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados